Rádio Difusora Mais FM, com informações da Agência Estadual de Notícias
Com a “melhor onda de direita do Brasil”, o Pico de Matinhos chama a atenção dos moradores há tempos, e agora está ganhando coro entre turistas. Muitos atletas com destaque em campeonatos nacionais e mundiais de surfe se formaram no litoral paranaense, como Jihad Khodr e Bruna Schmitz, mas o local também é uma ótima opção para quem procura uma temporada de lazer dentro da água.
Felipe Gerol é veterano do Litoral e faz o percurso de Paranaguá a Matinhos para surfar sempre que pode. “Eu já surfei em vários balneários, mas venho surfar aqui é o melhor lugar, em questão de onda e também para não quebrar a correnteza”, disse.
Além da melhoria no Pico, nesta temporada, com as obras de revitalização da Orla de Matinhos na reta final, a cidade que já era conhecida no mundo do surfe por ter a maior e mais extensa direita (percurso da onda) ganhou pelo menos outros três pontos para a prática do esporte: na Barrinha, próximo à desembocadura do Rio Matinhos, e nos balneários Riviera e Flórida. Esse diferencial tem atraído cada vez mais interessados na prática do esporte.
Morador de Ponta Grossa, Tiago Cesco já ouvia falar das ondas de Matinhos para a prática do esporte e decidiu, durante suas férias, aprender a surfar. “Pelo que conversei com os moradores daqui da cidade, o mar ficou com ondas mais constantes e mais dinâmicas após as obras que realizaram no local”, disse.
“A praia ficou com uma extensão bacana na faixa de areia para curtir a praia. O turista tem mais espaço e mais mobilidade. Gostei bastante do mar, das ondas, e a praia está maravilhosa”.
A revitalização da Orla de Matinhos recebeu investimento de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Estado. As ondas diferenciadas se devem ao engordamento da faixa de areia da praia e a construção das estruturas marítimas (dois guias-correntes, dois headlands e um espigão).