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Escolas brasileiras têm até 1º de novembro para iniciar ensino de computação, conforme BNCC indica

Segundo a OPEE Educação, 32,07% dos educadores brasileiros utilizam a tecnologia na sala de aula

31/10/2023
em Educação
Escolas brasileiras têm até 1º de novembro para iniciar ensino de computação, conforme BNCC indica
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Escolas brasileiras têm até 1º de novembro para iniciar ensino de computação, conforme BNCC indica

Segundo a OPEE Educação, 32,07% dos educadores brasileiros utilizam a tecnologia na sala de aula

Rádio Difusora Mais FM, com informações da Mira Comunicação

Todas as escolas, públicas e privadas, do país têm até o dia 1º de novembro para iniciar a implementação do complemento curricular à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre computação.

Esse prazo foi definido na Resolução 1/2022, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), que determinou as diretrizes para a implementação do ensino de computação nas escolas.

A pandemia da Covid-19 acelerou muitos processos, como o maior uso da tecnologia em um momento de isolamento social, cuja alternativa foi adaptar a realidade presencial à remota. Na escola, isso não foi diferente.

“A OPEE considera que há ganhos sim no uso da tecnologia, mas considerando o dado de que o Brasil tem sido um dos países cuja população fica mais tempo diante de telas por dia, precisamos urgentemente entender que se ‘em terra de cego quem tem olho é rei’, como diz o ditado, em tempos de tecnologia, quem tem humanidade se torna soberano sobre seu destino”, explica Silvana Pepe, diretora-geral da OPEE Educação.

O uso de telas por crianças e jovens

Quando perguntados sobre o uso da tecnologia pelas crianças e pelos jovens, 97,02% dos educadores responderam que as crianças e os jovens estão usando excessivamente as telas sem acompanhamento familiar.

Nesse sentido, outro dado interessante que a pesquisa evidencia é que 43,81% dos educadores afirmam que o tema da utilização de recursos como inteligência artificial por parte dos alunos é debatido com frequência, visto que é uma preocupação em relação à aprendizagem.

Bullying e tecnologia

A pesquisa revela, de forma ampla, que os educadores consideram que os impactos da tecnologia no desenvolvimento do comportamento infantil e juvenil são mais negativos (67%) do que positivos (33%). Dentre as grandes consequências desfavoráveis, estão a redução da interação e da convivência entre os pares (30,20%) e a dificuldade de concentração e foco (29,86%). Já os impactos positivos de destaque são a facilitação do aprendizado (44,68%) e o melhor rendimento escolar (22,70%).

OPEE Educação

A OPEE Educação trabalha com projetos educacionais que abrangem toda a Educação Básica, Organizações Não-Governamentais e ambientes corporativos. O foco principal da instituição é contribuir para a construção de projetos de vida sustentáveis e colaborativos e da atitude empreendedora por meio de três linhas de atuação: Metodologia OPEE, formada por coleções de livros que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio; Educa OPEE, com foco em cursos EAD para democratizar o processo de aprendizagem; e Escola Para Pais, com conteúdos digitais que visam orientar e trazer reflexões para as famílias no que se refere à educação de crianças e adolescentes.

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