Rádio Difusora FM 104.7, com informações da Prefeitura de Paranaguá
A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp), realizarão no dia 18 de maio, sábado, ação voltada à saúde da mulher, o Mutirão de colocação de dispositivo intrauterino (DIU).
A ação ocorrerá das 7h às 17h, no Centro de Referência à Saúde da Mulher, localizado na Rua João Eugênio, no Centro de Paranaguá. As mulheres interessadas na inserção do DIU devem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência, pois são estas unidades que realizam a busca ativa das candidatas ao procedimento.
“Serão realizadas entrevistas e uma triagem para determinar se a mulher atende aos requisitos mínimos para a inserção do DIU. Os agentes de saúde, que têm acesso às casas, dialogam com as famílias e identificam as mulheres interessadas, as encaminhando para suas unidades de saúde”, detalha.
O DIU é um método contraceptivo de longo prazo, bastante eficiente. O dispositivo, uma pequena estrutura em formato de “T”, é inserido no interior do útero da mulher. No dia do mutirão, três médicas estarão realizando o procedimento. As mulheres devem, antecipadamente, procurar a UBS mais próxima para o encaminhamento para a Saúde da Mulher. No primeiro mutirão, a equipe atingiu a meta de realizar 60 procedimentos em um único dia. “
As pacientes são encaminhadas através da unidade básica de saúde, onde as enfermeiras fazem o primeiro contato, explicam sobre o DIU e, se houver interesse, são direcionadas à Unidade de Saúde da Mulher. Lá, assinam um termo de consentimento. “No próximo mutirão, também haverá a disponibilidade de cinco mini DIUs, que têm duração de cinco anos e são indicados para adolescentes até 17 anos ou para aquelas adolescentes que não tiveram filhos, devido ao tamanho menor do útero. As adolescentes sexualmente ativas são convidadas a participar, mas como são menores de idade, precisarão da autorização do responsável legal, que também assinará o termo de consentimento”, destaca a ginecologista.
Após a colocação do DIU, as mulheres realizarão um exame para verificar se o posicionamento está correto e se o procedimento foi bem-sucedido. “No próprio sábado, dia 18, após a inserção do DIU, as mulheres já sairão do local com um agendamento para um exame de ecografia na semana seguinte, no Centro de Especialidade João Paulo II”, afirma Mariana Goulart.
Dúvidas e mais informações podem ser obtidas na unidade de saúde de referência da paciente.