A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 38 anos, por furto qualificado nesta sexta-feira (11), em Guaratuba, no Litoral do Estado. Com ele foi apreendido cerca de dez quilos de fios elétricos, três alicates e uma faca.
De acordo com o delegado da PCPR Gabriel Rocha, a abordagem foi realizada durante cumprimento de diligências relacionada a outra situação. “A equipe avistou um indivíduo portando diversos materiais suspeitos, considerando ter tentado ocultar o que carregava, quando então foi dado voz de abordagem para averiguação da procedência dos objetos que estavam na posse do indivíduo”, explica.
Em diligências a equipe policial localizou a residência em que foi cometido o furto e identificou uma janela com sinal de arrombamento.
Diante dos fatos, o indivíduo foi preso por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo.
DENÚNCIAS– A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em investigações contra furtos. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia.
Registre o Boletim de ocorrência: https://www.policiacivil.pr.gov.br/BO
Acionar emergência policial – 190
O que é
É o número de telefone da Polícia Militar que deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O 190 recebe ligações de forma gratuita em todo o território nacional e, no Paraná, também pode ser acionado por aplicativo.
Ao receber um chamado, os policiais militares fazem uma breve filtragem dos relatos, para avaliar as situações que precisam de pronta intervenção.
Quem pode acionar
Cidadão.
Onde acionar
Por telefone e por aplicativo.
Como acionar
Por telefone:
Basta ligar para o número 190 e relatar o ocorrido;
Por aplicativo:
- Baixe o app nas lojas Play Store (Android) e App Store (iPhone)
- Leia e concorde com os termos do serviço
- Faça um cadastro
- Informe a ocorrência
Como se trata de um número para emergências policiais, é preciso saber QUANDO LIGAR para o 190:
- quando está ocorrendo ou acabou de ocorrer um crime;
- quando a integridade física do cidadão ou o patrimônio (veículos, imóvel, objetos pessoais etc) estiver em risco;
- no atendimento a acidentes de trânsito com pessoas feridas ou com crimes de trânsito;
- quando houver atividade suspeita com pessoa ou veículo que possa estar envolvido em crime;
- em situações graves que necessitem de intervenção imediata da Polícia Militar.
Ao ligar para o 190, tenha sempre em mãos dados básicos, mas essenciais, que podem agilizar o atendimento, como o endereço completo do local da ocorrência e características das pessoas envolvidas.
A Polícia Militar esclarece também QUANDO NÃO LIGAR para o 190:
- para relatar fato que não tem urgência ou já ocorreu há muito tempo;
- para passar trote – atitude que, além de anticidadã, é crime, porque outras pessoas deixam de ser atendidas;
- para pedir informações diversas, como as de cunho jurídico ou endereços e telefones de outros órgãos;
- para tratar de desacordos comerciais;
- Ao se envolver em acidentes de trânsito sem feridos;
- para simplesmente desabafar sobre algum assunto ou situação.
Prazo
O atendimento telefônico é imediato. A central 190 funciona 24 horas.