O Programa Caiçarinhas – projeto cultural e social que tem como objetivo principal o foco na democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e suas famílias – chega a Paranaguá com apresentações teatrais, oficinas para alunos, alunas e educadores, assim como com a ação Cultura em Família, que proporciona o contato de famílias em situação de vulnerabilidade social com as artes.
Nos dias 11 e 12 de setembro, mais de 600 alunos de escolas públicas da cidade foram conduzidos ao Teatro Municipal Rachel Costa para assistir ao espetáculo “Zum Zum Zum”, do Grupo Tupi Pererê. A peça, que é um musical, combina de forma delicada a poesia, contos e canções que falam do tempo, das estações do ano, de caixinhas e memórias da infância e, também, narra o encontro “amigo” dos integrantes para discutir as coisas da terra, do céu, do ar e do mar. Dos presentes que a natureza nos oferece, a transformação e a beleza da vida. Tudo isso embalado por belas performances, canções, palavras e um toque de humor, bem característico do grupo.
“O grupo que apresenta o espetáculo é reconhecido nacionalmente e é formado por artistas educadores, que buscam celebrar o encantamento e a fantasia para uma infância plena e lúdica. Será um momento único e importante para os alunos de escolas públicas de Paranaguá”, comenta a produtora do Programa Caiçarinhas, Maria Eduarda Bonati.
As crianças das escolas municipais nas comunidades insulanas também serão contempladas pelo programa, com a oficina lúdico musical “Abre a Roda e as Brincadeiras”, que proporciona uma conexão com as canções, tradições, palavras e brincadeiras, apresentado o Brasil e suas mais variadas influências culturais. Os oficineiros serão Daniel Arenhart e Ithyara Tainá, arte-educadores com ampla experiência, que também atuam no Grupo Tupi Pererê.
Os alunos da Escola Municipal de Amparo, na Ilha do Amparo, receberão a oficina no dia 13 de setembro; a Escola Municipal de Piaçaguera, na comunidade de Piaçaguera, receberá no dia 14 de setembro; e, a Escola de Tambarutaca, na Ilha de São Miguel, no dia 15 de setembro.
Oficinas para educadores são destaques no Programa Caiçarinhas
O Programa Caiçarinhas também promove uma programação especial para os educadores, com o objetivo de estender as ações formativas e gerar autoestima na comunidade, valorização e pertencimento. Nos dias 13 e 14 de setembro, das 18h às 22h, ocorre a oficina “Abre a Roda para os Educadores”, em que os profissionais serão incentivados a buscar dentro de si as marcas e lembranças da infância, tentando recuperar os jogos, brinquedos e canções para o presente brincar com seus grupos e crianças. A oficina é um passeio musical pelos ritmos e cantos do cancioneiro do Brasil, ministrada pelos arte-educadores Daniel Arenhart, Guga Cidral e Ithyara Tainá, do Grupo Tupi Pererê.
Nos dias 14 e 15 de setembro, das 13h às 17h, o arte-educador Guga Cidral apresenta a oficina de artes visuais “Arte para os Educadores – Ateliês do Brasil”, que apresenta o Brasil em festa, cores, linhas e formas. Serão apresentadas brincadeiras que ganham vida nas colagens, recortes e desenhos narrados pelos participantes. A oficina apresenta também os artistas do Brasil celebrados em memórias, inspirações que afetam em composições que atravessam espaços.
E no dia 16 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 17h, a oficineira Tina de Souza conduz a oficina “Teatro com Educadores”, apresentando jogos teatrais, que são excelentes recursos didáticos em que os educadores poderão passear pelo universo da brincadeira, problematizando coisas, criando possibilidades e universos lúdicos, dentro do “brincar de faz-de-conta”, do “dar asas à imaginação” e de dar “vida aos personagens”.
A oficina “Abre a Roda para os Educadores” ocorrerá no Semedi – Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Rua Dr. Antônio Fontes, 02 – Centro), e, as oficinas “Arte para os Educadores – Ateliês do Brasil” e “Teatro com Educadores” ocorrerão no Auditório do SESC Paranaguá (Rua Domingos Peneda, 947 – Estradinha) e são destinadas aos educadores de Paranaguá, mas também aberta ao público e profissionais da cultura e do turismo. As inscrições para as oficinas são gratuitas e poderão ser feitas por meio do formulário https://forms.gle/njc4FqXC28qjHLb4A
Cultura em Família – Primeiro contato com a arte
Outra ação do Programa Caiçarinhas é o “Cultura em Família”, que tem como finalidade a democratização da arte, levando famílias, crianças e grupos de mulheres para suas primeiras experiências artísticas. Aproximadamente 80 pessoas das comunidades de Paranaguá poderão acompanhar espetáculos teatrais, como “Tirando a Ópera do Baú”, no Teatro Rachel Costa, e, também, a experiência “Lendas Caiçaras”, na Associação de Cultura Popular Mandicuera, na Ilha dos Valadares. Além dos espetáculos artísticos, as famílias também participam de um jantar de confraternização.
O Programa Caiçarinhas é oferecido pela Cattalini Terminais Marítimos e pela Fertipar, com patrocínio da Rocha Terminais Portuários e Logística e do TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, com realização do Ministério da Cultura | Governo Federal. Acompanhe as novidades e informações do programa por meio das redes sociais oficiais, pelo Facebook.com/caiçarinhas e pelo Instagram @caiçarinhas_
Oficinas para alunos “Abre a Roda e as Brincadeiras”
13/09 – 9h30 e 13h30 – Ilha do Amparo – Escola de Amparo
14/09 – 9h30 e 13h30 – Ilha de Piaçaguera – Escola de Piaçaguera
15/09 – 9h30 e 13h30 – Ilha de São Miguel – Escola de Tambarutaca
*Oficinas ocorrerão nas escolas das comunidades das ilhas.
Oficinas para Educadores
– Abre a Roda para os Educadores – 13 e 14/09 – 18h às 22h
Simedi – Rua Dr. Antônio Fontes, 02 – Centro
– Arte para os Educadores – Ateliês do Brasil – 14 e 15/09 – 13h às 17h
Auditório do SESC Paranaguá (Rua Domingos Peneda, 947 – Estradinha)
Teatro com Educadores – 16/09 – 9h às 12h e das 13h às 17h
*Para educadores, artistas e profissionais da cultura e do turismo (aberta ao público)
Auditório do SESC Paranaguá (Rua Domingos Peneda, 947 – Estradinha)
Inscrições: https://forms.gle/njc4FqXC28qjHLb4A
Apresentação: Cattalini Terminais Marítimos e Fertipar
Patrocínio: Rocha Terminais Portuários e Logística e TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá
Realização: Ministério da Cultura | Governo Federal – União e Reconstrução
Siga o Caiçarinhas nas redes sociais – Facebook.com/caiçarinhas e pelo Instagram @caiçarinhas_