Nesta Quarta-feira, 25/09, celebra-se o Dia Nacional do Rádio, a data faz referência ao nascimento de Roquette-Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”. A primeira transmissão no Brasil aconteceu no dia 07 de setembro de 1922, comemorando o centenário da independência do Brasil, e, na ocasião, foi instalado uma estação de rádio no Corcovado, localizado no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e também do discurso do atual presidente da época, Epitácio Pessoa.
O rádio foi o primeiro grande veículo da comunicação, dele vieram os primeiros profissionais que puderam migrar futuramente para os programas da televisão. Hoje, mais de 9 mil emissoras atuam em todo o território brasileiro, e, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert), elas possuem uma cobertura de 83,8% nas casas da população.
O radialista é o profissional que fica designado para criar textos, produzir e conduzir os programas ao vivo.
A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.
Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.
A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.
Em atenção ao que dispõe a Lei Federal nº 12.345, de 2010, entre os dias 30/08 e 04/09/2022 foi publicada, na plataforma Participa +Brasil, consulta pública com vistas a verificar se o dia 25 de setembro, data em que se celebra o nascimento de Roquette-Pinto, patrono da radiodifusão, seria uma data adequada para celebrar o Dia Nacional do Rádio. Neste sentido, verificou-se a unanimidade de reações positivas em favor da instituição do Dia Nacional do Rádio.
Trata-se de proposta do Ministério das Comunicações (MCOM), no lastro das celebrações, no dia 7 de setembro de 2022, do bicentenário da independência e o centenário da radiodifusão no Brasil.
Esse ano a Rádio Difusora de Paranaguá completa 82 anos, se consolida a mais antiga do Litoral do Paraná e está entre as 5 mais antigas do Paraná, com uma programação que agrada todos os públicos, vem conquistando novos ouvintes cada dia que passa.
24 horas sendo a sua melhor companhia, Rádio Difusora FM 104.7.
Rádio Difusora FM 104.7, com informações do Governo Federal/ Calendar.com/ Upe