A equipe de Saúde e Segurança no Trabalho do Consórcio Nova Ponte, que executa as obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, promove diariamente campanhas sobre segurança no ambiente de trabalho para colaboradores e funcionários.
O objetivo principal, segundo Luciano Perez, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Consórcio, é que a prevenção aos acidentes e reforço aos cuidados básicos se transformem em rotina durante a execução de todas as atividades do trabalhador.
“Antes do início das atividades, o trabalhador participa do Diálogo Diário de Segurança (DDS), em que são tratados os temas de segurança focados nas atividades do dia, a verificação do estado de saúde de cada um e também as condições dos equipamentos de proteção individual”, explica.
MÃOS E DEDOS – Uma iniciativa que faz diferença na rotina dos trabalhadores é a Campanha da Proteção das Mãos e Dedos. Ela partiu da necessidade em alertar os funcionários sobre a importância de utilizar as luvas e os equipamentos de proteção para evitar acidentes.
A campanha iniciou com o carimbo da marca das mãos de cada trabalhador fixadas através de tinta colorida em cartazes.
“Ela foi feita para orientação sobre a proteção das mãos, nossa principal ferramenta. Os empregados puderam deixar a sua marca e o compromisso”, destaca o gerente de Saúde e Segurança.
Jacqueline Alves Serafim, marinheira de convés, que atua na obra da Ponte de Guaratuba, fala sobre como enxerga a importância das orientações de segurança. “O DDS (Diálogo Diário de Segurança) é feito todo dia. Vejo que é muito importante para evitar acidentes e tudo que seja prejudicial ao funcionário”, afirma.
PARADA GERAL – Recentemente, a Parada Geral “Juntos pela Segurança” ocorreu na oficina do canteiro industrial. Na ocasião, 380 colaboradores participaram de uma palestra sobre prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
O coordenador ambiental do Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, Robson do Valle, explica que todos os trabalhadores passam por um processo chamado de integração, quando se trata de segurança no trabalho.
O profissional Rogério Siuch, que atua como rigger (coordena ações de movimentações de cargas), diz que é bom parar e refletir sobre os cuidados no trabalho.
“Trabalho na movimentação de cargas e faço o uso do apito, tem que sinalizar porque trabalhamos com movimentação de carga, com peso; então a gente praticamente é o anjo da obra”, afirma.
OBRA – A construção da Ponte de Guaratuba já chegou a 22,6% de execução e pode ser acompanhada em tempo real através de câmeras de monitoramento. Basta acessar o site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br