O edital de licitação da área denominada PAR15, assinado na última sexta-feira (06), em evento no Porto de Paranaguá, marca uma nova era para os portos paranaenses. De 2019 a 2023, a Portos do Paraná já leiloou cinco áreas (PAR01, PAR09, PAR12, PAR32 e PAR50). Além disso, a empresa pública está mais próxima do novo leilão e trabalha nos processos das áreas PAR14 e PAR25.
Os investimentos previstos no PAR15, PAR14 e PAR25 (todos destinados à movimentação de granéis sólidos vegetais) permitirão a construção da primeira etapa do Píer em T, possibilitando a atracação de mais quatro navios, o que é fundamental para atender à demanda do Porto de Paranaguá.
Os projetos das áreas PAR01 e PAR12 já foram concluídos, com todas as obras e investimentos finalizados. O PAR01, arrematado pela Klabin, marcou a retomada da operação com vagões da empresa no cais comercial do porto. Já o PAR12 é destinado ao armazenamento de veículos.
Os contratos das áreas PAR32 (carga geral) e PAR50 estão em andamento, com os investimentos sendo executados.
“As concessões aumentam a movimentação de cargas do Porto de Paranaguá, geram mais empregos para a população, fortalecem a economia paranaense e brasileira e beneficiam todos que utilizam nossos portos”, afirmou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.
Palavras do Sandro Alex – Secretário de Infraestrutura –
PAR15 —
Atualmente ocupada pela empresa Cargill, a área PAR15 coloca a Portos do Paraná na final para atingir 100% de regularização dos arrendamentos. Esses contratos de áreas de longo prazo são realizados com segurança jurídica e baseados em estudos de viabilidade, gerando milhares de empregos diretos e indiretos no Litoral do Paraná.
O vencedor do leilão deverá investir R$ 293 milhões em melhorias no sistema de recepção de cargas, incluindo a instalação de quatro novas balanças e dois tombadores (sistema que inclina o caminhão para descarregar os grãos no armazém). Além disso, R$ 308 milhões serão destinados à construção da primeira etapa do Píer em T, que conectará todos os terminais do Corredor Leste.
CANAL DE ACESSO —
Outro processo em andamento é o da concessão do Canal de Acesso Aquaviário ao Porto de Paranaguá, que já foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). Com isso, o Paraná se torna o primeiro Estado a implantar um modelo de concessão desse tipo na América Latina, que poderá servir de referência para outros portos do país.
A concessão abrangerá a ampliação, manutenção e exploração do Canal de Acesso Aquaviário pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de prorrogação de até 70 anos. Entre as principais melhorias previstas no projeto estão o aprofundamento, ampliação e alargamento do canal, o alargamento da bacia de evolução e o aprofundamento da área de fundeio n.º 6.
Com isso, a profundidade média deverá passar para 13,1 metros ainda na fase de implantação, alcançando 15,5 metros após a concessão, viabilizando a atracação de navios de maior porte. O futuro concessionário executará todos os investimentos necessários para atingir a meta estabelecida, incluindo serviços de dragagem, derrocagem, sinalização náutica, batimetria, programas e monitoramentos ambientais, entre outros. O investimento previsto é de R$ 1,07 bilhão.
Rádio Difusora FM 104.7, com apoio nas informações da Agência Estadual de Notícias.