A temporada 2024/2025 de cruzeiros internacionais começou nesta terça-feira (17) em Paranaguá, no Litoral do Paraná. Com a cidade mais uma vez no itinerário, o Estado se consolida como um dos principais destinos brasileiros dos cruzeiros de verão. Esta é a primeira de oito paradas que o navio Armonia, da companhia italiana de cruzeiros MSC, fará semanalmente no litoral paranaense até o final de janeiro.
Durante as paradas, turistas de diferentes regiões do Estado e do Brasil poderão embarcar para seguir viagem rumo a Buenos Aires, na Argentina, ou Ilhabela, em São Paulo. Com escala em Itajaí, em Santa Catarina. Em seis destas datas, turistas que estarão embarcados também poderão descer em Paranaguá para conhecer as belezas e as atrações turísticas do Litoral.
Tivemos uma grande temporada no ano passado e agora estamos ainda mais preparados para estes novos embarques e desembarques, destacou Camila Aragão diretora-geral da Secretaria de Estado de Turismo, confira.
EMBARQUES — Os passageiros realizam os embarques através do Complexo Mega Rocio, que passou por uma revitalização para oferecer mais conforto aos turistas. Após os procedimentos de check-in, o navio segue viagem em direção a Santa Catarina.
Na praça Mario Roque, no centro da cidade, outra estrutura foi montada com receptivos de todos os municípios do Litoral, apresentando as atrações turísticas da região.
A programação de cruzeiros prevê mais sete paradas do MSC Armonia até o final de janeiro. O navio retorna a Paranaguá já nesta sexta-feira (20), às 10h, para nova parada com destino a Itajaí. A partir do dia 27 de dezembro, todas as escalas serão realizadas às quintas-feiras, às 8h, sempre com destino a Buenos Aires.
A Secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá Maria Plahtyn destacou a importância dos navios de cruzeiros para a fomentação do Turismo, confira.
ECONOMIA — A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo de Paranaguá é que os cruzeiros gerem cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Além disso, os serviços movimentam a economia das outras cidades do entorno.
“Isso tem movimentado o turismo local. Antes, a gente tinha muito mais movimento levando as pessoas para viagens fora daqui. Hoje a gente consegue comercializar muitos passeios aqui, movimentando a economia local”, afirmou a proprietária da agência de turismo LitoralTur, Anna Claudia Gonçalves, está dinâmica
Como parte da estrutura oferecida aos turistas, estão vários passeios pela região, que oferecem visitas às belezas naturais do litoral ou às atrações gastronômicas da região.
Rádio Difusora FM 104.7, com apoio nas informações da Agência Estadual de Notícias.