A Iguá Saneamento, uma das maiores empresas do setor, formalizou a assinatura do contrato para a Parceria Público Privada (PPP) para investimentos na rede de captação e tratamento de esgoto, em 28 municípios da região Oeste do Paraná. A empresa venceu o leilão da Companhia Estadual de Saneamento do Paraná (Sanepar) e vai atuar durante 24 anos, sob o nome de Iguaçu Saneamento.
A cerimônia de assinatura, ocorrida em Curitiba (PR), deu início à operação assistida, fase de transição que pode se estender por até seis meses. Durante esse período, a Sanepar continua responsável pelo serviço enquanto a Iguá Saneamento realiza o mapeamento do sistema para assumir o negócio. Ao longo do contrato, estão previstos investimentos de R$ 685 milhões.
“Essa parceria com a Sanepar, que é referência em saneamento no Brasil, vai permitir à população acelerar o acesso à rede e ao tratamento de esgoto. O contrato conta com metas que serão cumpridas ao longo dos 24 anos”, afirma Roberto Barbuti, CEO da Iguá Saneamento, que atua em seis Estados, incluindo Sergipe, onde acaba de iniciar uma operação assistida e vai atuar por 35 anos.
O contrato no Paraná prevê a expansão da cobertura de esgoto para 90% da população até 2033, em conformidade com o Novo Marco Legal do Saneamento.
“O objetivo é contribuir o quanto antes para o grande desafio proposto pelo governador Ratinho Júnior e acolhido pela Sanepar: antecipar a universalização do saneamento no Paraná. Do lado da Iguá, estamos preparados e entusiasmados com esse desafio”, destaca Péricles Weber, diretor de Operações da Iguá Saneamento.
A Iguá já possui experiência no estado, atuando em Paranaguá, onde atende 155 mil pessoas e já investiu mais de R$ 265 milhões. Desses recursos, 60% foram destinados à ampliação do sistema de esgotamento sanitário, elevando a cobertura de 70% para 97% na área urbana regular. Esses números reforçam a capacidade e compromisso da empresa em entregar resultados concretos e eficientes.
Com essa nova PPP, a empresa reafirma seu protagonismo pela universalização do saneamento básico no Brasil, ampliando sua presença e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.
Os municípios que integram o lote 3 da concessão da Sanepar são: Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Coronel Domingos Soares, Cruzeiro do Iguaçu, Diamante do Sul, Enéas Marques, Francisco Beltrão, Guaraniaçu, Honório Serpa, Iracema do Oeste, Itapejara do Oeste, Jesuítas, Manfrinópolis, Mangueirinha, Medianeira, Ouro Verde do Oeste, Pérola d´Oeste, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Tereza do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Sulina, Verê e Vitorino.
Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em seis estados brasileiros (AL, MT, PR, RJ, SE e SP), com dez operações que beneficiam quase mais cinco milhões de pessoas.
Signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco em universalização do saneamento, segurança hídrica, redução das emissões de CO2, aumento de mulheres na liderança e transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou, pela 4ª vez, como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2024, ranking nacional que avalia a relação com startups. Ainda em 2024, a companhia garantiu a manutenção de suas certificações ISO 37001 e ISSO 37301 (Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance). Em 2024, a companhia foi eleita pelo 8° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.