O Papa Leão XIV nomeou dom Paulo Alves Romão, até então bispo titular de Calama e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, como novo bispo da Diocese de Paranaguá, no litoral do Paraná.
Dom Paulo nasceu em 6 de abril de 1964, em Barra do Jacaré, no Norte do Paraná, pertencente à Diocese de Jacarezinho. Ele estudou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, no Rio de Janeiro, e Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio. Posteriormente, obteve o doutorado em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1997, para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Desde então, exerceu diversas funções, como vigário paroquial, membro do Conselho Presbiteral e pároco da Paróquia Bom Pastor, no Vicariato Norte. Também atuou como professor da PUC-Rio e do Seminário Maior São José, além de ter sido diretor do Departamento Arquidiocesano de Educação Religiosa, coordenador da Pastoral Universitária e assistente eclesiástico do Movimento Comunhão e Libertação.
Em 7 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo titular de Calama e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, recebendo a ordenação episcopal em 28 de janeiro de 2017. Agora, com a nomeação do Papa Leão XIV, dom Paulo assume a missão de pastorear a Diocese de Paranaguá, fortalecendo a presença da Igreja Católica no litoral paranaense.
Fonte: Vatican News





