O município de Paranaguá deu mais um passo significativo para fortalecer a rede de saúde mental voltada a crianças e adolescentes, com a assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Atenção Psicossocial Infanto‑Juvenil (CAPSi) no bairro Leblon, que aconteceu na manhã desta terça-feira (9).
Essa iniciativa vem ao encontro das políticas públicas federais do PAC e das diretrizes do SUS para fortalecimento da saúde mental em populações vulneráveis — representando uma estratégia de prevenção e promoção da saúde, sem a trágica sobrecarga dos hospitais psiquiátricos. O investimento será de R$ 2,6 milhões, e o tempo de execução da obra é de 12 meses.
Por que o CAPSi é tão importante?
O CAPSi se dedica ao atendimento especializado de crianças e adolescentes — geralmente até 17 anos — com transtornos mentais graves ou sofrimento psíquico intenso. Funciona com equipes multiprofissionais, oferecendo uma abordagem terapêutica que vai muito além da medicação, com apoio familiar, oficinas expressivas e reinserção social.
Trata-se de uma peça fundamental da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), como preconizado pelo Ministério da Saúde, que substitui a lógica hospitalocêntrica por um modelo comunitário e inclusivo.
O Prefeito Adriano Ramos destaca a importância desta grande obra. “Ainda há muito a ser feito e apresentado, mas hoje é um dia especial. Como foi bem colocado, a possibilidade de separar o atendimento infantil do adulto e oferecer um espaço específico para as crianças, o CAPS, é motivo de grande satisfação. Sinto-me honrado em realizar essa assinatura e proporcionar esse atendimento em saúde mental às nossas crianças, que tanto necessitam”, ressaltou.
A Secretária de Saúde do município, Patrícia Scacalossi destaca este marco significativo da saúde de Paranaguá. “Agradeço a oportunidade de compartilhar este momento com vocês. É com grande alegria que celebramos hoje um marco significativo para o município de Paranaguá e para a área da saúde: a assinatura da ordem de serviço para a construção do novo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-IJ). Esta obra representa um compromisso especial do município com o bem-estar de nossas crianças, conforme a visão do Prefeito Adriano Ramos, que reconhece a importância de investir no futuro através da atenção a elas. Acreditamos que, ao priorizar nossas crianças, estamos construindo uma Paranaguá mais justa e próspera, que atenda às expectativas de todos os munícipes”, destacou.
Essa é mais uma ação significativa dentro de uma agenda de fortalecimento da saúde mental em Paranaguá, que já incluiu a construção de um ambulatório (Risoaldo Severino de Moura) em 2024. O investimento reflete o reconhecimento da importância de múltiplos níveis de atenção psicossocial, respeitando o percurso clínico de cada paciente.
Jornalista: Elisio Junior






