Após uma semana de temperaturas mais amenas chuva em praticamente todas as regiões do Paraná, o fim de semana será marcado por calor intenso e temporais isolados, com possibilidade de granizo em algumas cidades. O forte aquecimento na tarde de domingo, com temperaturas podendo chegar aos 40°C, antecede a aproximação de uma frente fria prevista para a manhã de segunda-feira (6), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Também chove nos Campos Gerais, na faixa Leste, e de forma mais isolada no Norte e Noroeste. Ao longo do dia, aberturas de sol durante a tarde no interior favorecem a elevação das temperaturas. No Oeste, Noroeste e Norte Pioneiro, os termômetros podem ultrapassar a marca dos 30°C. Já na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e Campos Gerais, a chuva fica persistente nesta sexta-feira e pode se intensificar no período da tarde e da noite, com possibilidade de trovoadas isoladas.
FIM DE SEMANA – No sábado, a chuva deve ocorrer principalmente na madrugada, e de forma isolada durante a tarde e a noite – período de maior aquecimento.
“Nesse período há condições para ocorrência de temporais no Centro-Sul, Sudeste e também na Região Metropolitana de Curitiba, com possibilidade para rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo”, ressalta Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
Já no domingo, o sol predomina e as temperaturas sobem bastante em todas as regiões paranaenses. O aquecimento maior será no Noroeste, Norte Central e Norte Pioneiro, onde as máximas podem chegar a 38°C e até mesmo 40°C em algumas cidades. Nas outras regiões as temperaturas também devem ficar acima de 30°C durante a tarde – até mesmo na Capital, que pode chegar a 32°C.
O forte aquecimento antecede a aproximação de uma frente fria. Na segunda-feira pela manhã, o aumento de nuvens e chuvas começa no Noroeste, Oeste, Sudoeste e no Centro-Sul paranaense.
“Essas instabilidades avançam ao longo do dia, atuando principalmente nas regiões da metade sul paranaense, e de forma mais isolada na metade norte, com possibilidade para temporais, justamente porque nas áreas da metade norte as temperaturas ainda se mantêm elevadas”, explica Furlan.
O cenário de aquecimento e temporais isolados é característico de primavera e deve permanecer ao longo do mês.
Com informações da AEN.
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.






