A 20ª Procissão Marítima em homenagem a Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, promete ser uma das maiores já realizadas. O evento acontecerá no domingo, dia 9 de novembro de 2025, com saída prevista às 7h, no trapiche em frente ao Aquário de Paranaguá.
De acordo com o gerente da Loja do Rocio, José Gabriel, o número de participantes superou todas as expectativas neste ano.
“Ano passado tivemos cerca de 800 pessoas na procissão marítima. Este ano chegamos a aproximadamente mil inscritos. Ficamos muito felizes, porque todo ano existe aquela preocupação sobre como serão as adesões, mas graças a Deus sempre estamos crescendo. E, se Deus quiser, no próximo ano podemos chegar a 1.500 participantes ou até mais”, destacou.
Além dos moradores da cidade, a procissão tem atraído visitantes de diversas regiões. Cerca de 300 pessoas que adquiriram as inscrições são de outras cidades do Paraná e de outros estados, reforçando o caráter turístico e religioso da festa.
José Gabriel também esclareceu uma das principais dúvidas do público: o embarque será exclusivamente no trapiche em frente ao Aquário, e não na Ilha dos Valadares. A equipe estará no local a partir das 7h. O início do embarque está previsto para até 8h da manhã, mas a orientação é que os participantes cheguem cedo, devido ao grande fluxo de grupos e excursões.
Outro destaque deste ano foi a procura pelas camisetas oficiais, que simbolizam a participação na procissão. A venda foi tão intensa que o estoque encerrou com uma semana de antecedência.
A Procissão Marítima é um dos momentos mais emocionantes da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, reunindo fiéis, turistas, devotos e comunidades ribeirinhas em um cortejo de fé pelas águas da Baía de Paranaguá.
Reportagem e texto: João Ricardo
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.






