Após um fim de semana marcado por temporais intensos e grande incidência de descargas elétricas, o Litoral do Paraná entra em uma semana com redução gradual das instabilidades, embora ainda com períodos de nebulosidade e chuva fraca, especialmente no início dos próximos dias.
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), os maiores acumulados de chuva do domingo (18) ficaram concentrados justamente na faixa litorânea. Guaratuba registrou 47,2 mm, Guaraqueçaba 35,2 mm e Antonina 26 mm. Grande parte desse volume foi registrada no início da noite, quando uma forte tempestade se formou sobre a região.
O fenômeno chamou a atenção também pela intensa atividade elétrica. Apenas em Guaraqueçaba foram contabilizados 619 raios nuvem-solo. Antonina registrou 549 descargas, Paranaguá 545, Morretes 143, Pontal do Paraná 93, Guaratuba 55 e Matinhos 12. Os números de raios intranuvem foram ainda mais expressivos: 1.442 em Antonina, 1.165 em Guaraqueçaba e 416 em Guaratuba, entre outros municípios litorâneos.
Segundo a meteorologista do Simepar, Bianca de Angelo, esse tipo de ocorrência é comum no verão.
“Nuvens convectivas com grande desenvolvimento vertical apresentam elevada incidência de raios intranuvem, que não atingem o solo. Durante a noite, o clarão dessas descargas pode ser observado a longas distâncias”, explica.
Nesta segunda-feira (19), a nebulosidade segue predominante no Litoral, favorecendo a ocorrência de chuva fraca e persistente ao longo do dia. O vento também ganhou força entre a madrugada e a manhã, com rajadas de até 42,8 km/h em Antonina e 43,2 km/h em Guaratuba. A intensificação dos ventos está associada ao deslocamento de um sistema de baixa pressão em direção ao Sudeste do país, que ainda pode provocar novas rajadas ao longo do dia.
As temperaturas no Litoral permanecem mais amenas, com máximas abaixo dos 30°C e rápido resfriamento durante a noite. Ao longo da semana, a tendência é de diminuição das instabilidades. Na terça-feira (20), a probabilidade de chuva já é baixa, e na quarta-feira (21) o dia deve começar com maior cobertura de nuvens, mantendo a possibilidade de chuviscos ocasionais, sem volumes significativos.
Na quinta (22) e na sexta-feira (23), o cenário se mantém semelhante, com elevação gradual das temperaturas e persistência de nebulosidade sobre o Litoral paranaense, marcando a transição para um período mais seco após os temporais do fim de semana.
Com informações do SIMEPAR
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.






