Após uma semana marcada por temperaturas mais amenas e menor volume de chuvas devido à atuação de uma massa de ar seco, o Paraná volta a ter características típicas de verão. A partir desta semana, os termômetros sobem gradativamente e a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva, com risco de temporais localizados principalmente no fim da tarde.
Na sexta-feira (23), diversas cidades registraram as menores temperaturas do ano até o momento, com destaque para Entre Rios (Guarapuava), que marcou 9,9°C. Em Curitiba, o recorde de frio de 2026 ocorreu no domingo (25), com 13,6°C. Já na segunda-feira (26), as mínimas ficaram acima de 13°C em todas as estações do Simepar, indicando o início do aquecimento.
Segundo o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, o sol predomina ao longo do dia, elevando as temperaturas e favorecendo chuvas típicas de verão, sobretudo no Norte, Noroeste e Oeste do Estado. Há risco de temporais isolados, com trovoadas, rajadas de vento e, pontualmente, granizo.
Na terça (27), o calor se intensifica, com possibilidade de máximas próximas de 30°C no Leste e acima de 35°C no Norte e Oeste. As pancadas de chuva podem ocorrer de forma mais generalizada, inclusive na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral. Na quarta-feira (28), o cenário se repete, com chuva isolada à tarde e risco de temporais localizados.
Entre quinta (29) e sexta-feira (30), a formação de um sistema de baixa pressão no Sul do país aumenta as instabilidades. A chuva ganha força em todas as regiões, inclusive nas praias, reduzindo a elevação das temperaturas, que devem ficar próximas dos 30°C na maior parte do Estado.
A Defesa Civil do Paraná acompanha o monitoramento meteorológico 24 horas e orienta a população a se cadastrar para receber alertas gratuitos por SMS, WhatsApp ou cell broadcast em caso de eventos extremos.
Com informações do SIMEPAR
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.






