O período da Quaresma teve início nesta quarta-feira (18) no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, com a tradicional Missa de Cinzas celebrada às 10 horas pelo Padre Dirson Gonçalves. A celebração marcou o começo dos 40 dias de preparação espiritual para a Páscoa, um dos períodos mais importantes do calendário da Igreja Católica.
Durante a missa, os fiéis receberam a imposição das cinzas, gesto que simboliza a fragilidade humana, o chamado à conversão e o compromisso com uma vida de fé mais intensa. Ainda nesta quarta-feira, também foi celebrada missa no período da noite, às 19 horas.
Em sua homilia, o Padre Dirson destacou o significado espiritual deste tempo e o convite à transformação pessoal.
“Hoje damos início ao período quaresmal, com a missa das cinzas, onde todos nós receberemos a imposição das cinzas para revelar aquilo que nós somos, limitados e frágeis. Mas significa também que nesse período somos chamados a viver a fé, a esperança e a caridade durante todo esse tempo”, afirmou.
O sacerdote ressaltou que a Quaresma é uma oportunidade concreta de conversão e crescimento espiritual.
“O único objetivo é que possamos amar e seguir Cristo da forma mais verdadeira possível. Ele nos conduz durante todo esse tempo para que vivamos com muito mais esperança e alegria”, disse.
Padre Dirson também orientou os fiéis a viverem esse período com atitudes práticas de oração e reflexão.
“É interessante cada um colocar o seu lugarzinho de oração, um crucifixo, uma cruz, e olhar todos os dias para lembrar o sentido da doação de vida. É um convite para rever pensamentos, sentimentos e atitudes. Tudo melhora quando nos colocamos nesse propósito”, destacou.
Caminho de fé e preparação para a vida nova
O bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Paulo Alves Romão, também enfatizou a importância da Quaresma como tempo de preparação e renovação da fé cristã.
“Somos chamados a viver a fé, a esperança e a caridade durante todo o período quaresmal. Essas práticas nos ajudam a viver mais intensamente a nossa fé e a seguir o Senhor com mais verdade”, afirmou o bispo.
Dom Paulo explicou que este é um período que conduz os fiéis ao centro da fé cristã, que é a ressurreição.
“Jesus morre na cruz e ressuscita, mostrando para nós que, mesmo sendo frágeis, Ele venceu a morte e o pecado. Seguindo o Senhor, nós também somos chamados à vida plena e eterna”, disse.
O bispo reforçou ainda que a vivência da fé deve começar no presente.
“O mais importante é viver bem aqui. Amar, servir, viver a caridade e seguir o Senhor. Aqueles que têm fé verdadeira já começam a viver aqui o início da plenitude da vida”, completou.
Programação quaresmal no Santuário
Durante a Quaresma, o Santuário do Rocio terá programação especial, incluindo momentos tradicionais de oração e penitência. A Via-Sacra será realizada em dois horários semanais:
Sexta-feira, às 14 horas, dentro da igreja
Quarta-feira, às 6 horas da manhã, com caminhada na Praça da Fé
Também haverá atendimento para confissões mediante agendamento na secretaria ou antes e após as missas.
Além disso, a programação pastoral segue com atividades importantes para a comunidade, como o encontro de liturgia no sábado, com formação conduzida por um sacerdote convidado, e encontros voltados à catequese e aos casais.
Tempo de conversão e renovação
A Quaresma é um período de 40 dias que antecede a Páscoa e convida os fiéis à oração, penitência e caridade, em preparação para celebrar a ressurreição. O tempo litúrgico recorda os 40 dias de Jesus no deserto e representa um caminho de renovação espiritual.
Ao final da celebração, Padre Dirson deixou uma mensagem de esperança aos fiéis.
“Que possamos viver esse tempo com entusiasmo e alegria, aprofundar a nossa fé e realmente nos converter. O Senhor é o fundamento da nossa vida e nos conduz à plenitude.”
Reportagem: Larry César
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.








