A previsão do tempo indica mudança nas condições climáticas neste fim de semana no Paraná, com alívio no calor principalmente nas cidades do Litoral e Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a atuação de um sistema de baixa pressão e a passagem de uma frente fria pelo oceano vão aumentar a instabilidade e provocar chuvas em várias regiões do estado.
Já nesta sexta-feira (20), áreas de instabilidade avançam pelo Paraná, com registro de chuva em cidades do Oeste. No Norte, o calor ainda é intenso, com temperaturas que podem chegar aos 35°C, o que favorece a formação de tempestades. O risco é maior no Noroeste, Norte, Campos Gerais e também na faixa Leste.
No Litoral, a principal preocupação é o alto volume de chuva. Segundo o Simepar, algumas cidades podem registrar acumulados acima de 100 milímetros, e na região da Serra do Mar os volumes podem se aproximar dos 200 milímetros entre sexta e sábado. Há risco de alagamentos, ventos fortes, quedas de galhos e destelhamentos.
No sábado (21), o clima fica mais ameno no Leste do estado, com céu encoberto e chuva ao longo do dia. As temperaturas caem, trazendo sensação de alívio após dias de forte calor. Já no Interior, o tempo continua abafado, com máximas perto dos 30°C e possibilidade de novas tempestades.
No domingo (22), a chuva perde um pouco de força no Interior, mas ainda pode ocorrer de forma isolada. No Litoral e na região de Curitiba, o céu permanece com muitas nuvens e possibilidade de chuva a qualquer momento.
A recomendação é que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil, principalmente nas áreas com previsão de chuva mais intensa.
Em caso de necessidade, as informações são disponibilizadas para a população por meio dos alertas enviados por SMS ou WhatsApp. O cadastro é gratuito. Basta a pessoa enviar o seu CEP por SMS para o número 40199 para se habilitar a receber os alertas. Para que sejam enviados por WhatsApp. é necessário cadastrar o número 61 2034-2611 e interagir com esse contato, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da localização.
Para situações mais extremas, são enviados alertas por meio da tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.
Com informações da AEN
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.







