Na manhã dessa Segunda – Feira aconteceu em Paraguá o lançamento do Cais Leste – Moegão, a cerimônia contou com várias autoridades, Imprensa local e população.
O Governador Ratinho Junior conversou com a Imprensa:
O Sistema exclusivo de descarga ferroviária vai aumentar volume de transporte, reduzir custos e diminuir impactos ambientais. Projeto executivo está em andamento e ficará pronto no primeiro semestre. A previsão é que a obra seja executada em 16 meses.
Ouça as palavras do Engenheiro dos Portos do Paraná Victor Kengo, ele destacou a importância e a melhoria no trânsito da Cidade.
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O empreendimento Cais Leste, também conhecido como Moegão, é um dos principais destaques no Porto de Paranaguá nestes primeiros 100 dias da nova gestão do Governo do Estado. Será construído um sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos, conectado aos terminais integrantes do Corredor Leste de Exportação do terminal marítimo paranaense.
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O Diretor empresarial do Porto de Paranaguá André Pioli conversou com a nossa equipe e destacou a agilidade e efetividade do novo projeto, o Moegão.
Com contrato assinado em janeiro deste ano, o empreendimento avança na fase de desenvolvimento do projeto executivo. Formado por quatro grandes empresas de engenharia, o Consórcio Tucumann – TMSA – Zortea – Engeluz, ganhador da licitação, deve finalizar essa etapa prévia ainda neste primeiro semestre. Concluído e aprovado o projeto, a previsão é que a obra seja executada em 16 meses.
“O projeto ainda prevê a reestruturação dos acessos dos Terminais da Região Leste do Porto de Paranaguá, otimizando a capacidade de recepção de cargas em ambos os modais, rodoviário e ferroviário”, afirma o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Diretor Presidente Luiz Fernando Garcia fala para os ouvintes da Rádio Difusora
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Com o Moegão, a expectativa é que mais 24 milhões de toneladas de grãos e farelos saiam anualmente por Paranaguá. “Após a conclusão da estrutura, nossa expectativa é conseguir equalizar a participação dos modais, chegando a 50% do transporte por meio rodoviário e 50% por meio ferroviário”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná. A obra também vai gerar uma economia de 30% nos custos de transporte, diminuir os impactos ambientais com 73% a menos de CO2 emitido.
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O Coordenador Regional do Litoral Arnaldo Maranhão esteve presente e destacou a importância dessa obra do Governo do Estado:
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O Luiz Henrique Fagundes coordenador da Ferroeste conversou e explicou a logística:
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O investimento total é de cerca de R$ 592 milhões.O novo complexo será formado por moegas ferroviárias, sistema de transporte vertical (elevadores de canecas), sistema de transporte horizontal (correias transportadoras), sistema de transferência de produto (torres de transferência), sistema de alimentação dos terminais (torres de alimentação), balanças (ferroviárias e integradoras), utilidades, prédio administrativo e prédio de manutenção.
O Prefeito Marcelo Roque destacou o valor do Investimento e a importância do Projeto:
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Fonte: AEN
Reportagens: Larry César e Elisio Junior(Departamento de Jornalismo da Rádio Difusora)