Rádio Difusora Mais FM, com informações da Agência Estadual de Notícias
Uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a empresa de transporte rodoviário Viação Garcia vai convidar passageiros de todo o Brasil a visitar o Paraná para conhecer as atrações turísticas do Estado.
A campanha tem início nesta segunda-feira (18), com cinco ônibus da empresa rodando com o slogan “Visite o Paraná” plotada nas laterais dos veículos. Além disso, toda a frota de 800 ônibus da empresa também vai estampar o slogan no painel luminoso frontal que descreve o itinerário de viagem dos veículos.
PALAVRAS DO GOVERNADOR RATINHO JUNIOR –
“São ônibus rodando todo o Brasil e convidando as pessoas que outros estados e outras regiões a conhecer as belezas do Paraná. É uma iniciativa importante, porque o turismo é uma atividade que ajuda o Estado a crescer, distribui a geração de renda por todas as regiões do Paraná e gera muito emprego, movimentando hotéis, lojas, restaurantes, entre outros serviços”
CAMPANHA – Esta ação se soma a outras iniciativas para promoção do turismo no Paraná. Na noite de sábado (16), um vídeo com as principais atrações turísticas do Estado foi exibido em um dos telões da Times Square, em Nova York, uma das esquinas mais badaladas do mundo.
IMPACTO – O objetivo das campanhas é fomentar a atividade turística em todo o Estado. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o turismo paranaense cresceu 11,3% nos sete primeiros meses deste ano
Já a pesquisa a Pesquisa Empresarial do Turismo no Paraná 2023 apontou que, das 1032 empresas ouvidas para o levantamento setorial, 400 foram abertas nos últimos quatro anos, o que mostra como a atividade está em crescimento no Estado. Segundo a sondagem, 39,9% das empresas afirmaram que houve aumento no faturamento em 2023 em relação a 2022. Além disso, para 58,2% dos participantes a expectativa é de expandir os negócios nos próximos meses.
O levantamento também mostrou uma mudança no perfil dos turistas que visitam o Paraná. Antes, segundo as respostas, o predomínio era de hóspedes em viagens a negócio. Atualmente, a maioria dos hóspedes em hotéis está em busca de lazer (22,8%), atividade seguida por turismo de negócios, com 19,8%, e participantes de eventos, com 15,9%.