Rádio Difusora Mais FM, com informações da Agência Estadual de Notícias
Não são apenas os turistas que estão aproveitando a nova praia de Matinhos. O comércio local também vem se beneficiando da engorda da faixa de areia e da revitalização da orla, obras que tiveram investimento de R$ 314,9 milhões do Governo do Paraná e que estão 92,3% concluídas.

Com o atrativo adicional, o presidente da Acima espera que o comércio de Matinhos não sobreviva mais apenas da temporada. Ou seja, que consiga ter boas vendas o ano todo. “Nossa expectativa é de que Matinhos vire referência para o turismo não só na temporada. Antigamente se falava em viver de temporada. Agora não. O comércio já consegue ter resultado o ano todo”, complementa.
Circulando por Matinhos, é fácil ver o ânimo dos comerciantes. No Restaurante Mariscão, um dos mais tradicionais da cidade, com 37 anos, o faturamento cresceu cerca de 30% em relação ao mesmo período da temporada do ano passado.
“As pessoas vêm para ver a nova orla e aproveitam para comer aqui. Antes não tinha nem praia. Agora está tudo organizado. Tanto que é a primeira vez que estão vindo eventos esportivos para esse lado de Matinhos. Antes era tudo em Caiobá”, avalia Célio Roberto Alves de Lima, 58 anos, um dos gerentes do Restaurante Mariscão, que fica no Centro do município, próximo ao Pico de Matinhos, a praia que mais sofria com os efeitos da ressaca antes da engorda.
Com o aumento no movimento, o restaurante contratou nessa temporada seis funcionários temporários. Na passada, não havia contratado nenhum por não haver demanda. “Na verdade, toda a economia está sendo movimentada. Nós mesmos estamos comprando mais dos nossos fornecedores. Só um tipo de peixe, por exemplo, nós estamos comprando 20% a mais nessa temporada. Fora os outros produtos”, exemplifica Célio.
EMPREGO – O movimento gerado pela revitalização da orla de Matinhos fez com que a loja de roupas Bom Sucesso contratasse três funcionários temporários a mais do que na temporada passada. E eles também ficarão mais tempo no trabalho. “Antes, a gente tinha que dispensar os temporários no máximo no fim de janeiro, quando a temporada esfriava. Esse ano vamos ficar com esse pessoal até março, ou seja, até o fim de fato da temporada”, explica o gerente Gabriel Calebe Nunes, 29 anos.
VENDA DE PEIXES – Outro lugar que registra aumento no número de funcionários temporários é o Mercado de Peixes de Matinhos. Em média, cada uma das 24 bancas trabalhava com duas pessoas. Nesse ano, a média é de quatro a cinco atendentes por barraca para dar conta da alta demanda, explica o diretor do mercado e presidente da Associação Amigos e Pescadores de Matinhos (APM), Lopes Fabiano Ramos, o Sapo.
O diretor do mercado estima que o crescimento no movimento com toda a estrutura da nova orla chega a 60% nas barracas em relação ao ano passado. Só os bares e restaurantes, aponta ele, aumentaram em torno de 30% as compras de peixes e outros frutos do mar no local.
“No começo da engorda da praia, o mercado estava vendendo cerca de 2,5 mil quilos de produtos por dia. Quando saiu a engorda, esse número aumentou para 3,5 mil kg. Agora em 2024 bateu em 7 mil kg por dia. E pelo jeito que está, deve bater 10 mil kg por dia na próxima temporada”, calcula.
A Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima) calcula que o crescimento nas vendas no setor chegue a 40% nesta que é a primeira temporada de verão com a nova orla.
