A Defesa Civil Estadual recebeu o reforço de 44 servidores do Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV). O time, que passa a fazer parte do quadro fixo, recebeu um curso de nivelamento com duração de dois dias, concluído nesta sexta-feira (06). O grupo, formado por bombeiros da reserva, possui larga experiência no atendimento externo, inclusive em grandes desastres.
“São profissionais que tiveram no mínimo 30 anos no Corpo de Bombeiros, então eles já atuaram em muitas situações e estão familiarizados com o processo da Defesa Civil”, afirma com o coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, o tenente-coronel Ivan Fernandes.
A atividade deles vai fortalecer a articulação nos 10 Núcleos de Atuação Regional (Nars). Além do atendimento aos desastres, eles serão essenciais nas ações preventivas, de orientação aos municípios e de auxílio para a atualização do Plano de Contingência.
O curso de nivelamento, com carga de 16 horas, abordou conceitos básicos de Defesa Civil, com ênfase na legislação vigente e no atendimento aos casos. Os aprovados também receberam orientações sobre o sistema e as tecnologias utilizadas nas etapas de identificação e registro dos riscos associados aos desastres.
O sargento Edivaldo Antunes, de Paranavaí, Noroeste do Estado, estava há seis anos na reserva e viu nesta oportunidade a chance que procurava para retornar ao trabalho.
“Era o que que queria, minha intenção era voltar. Eu já atuava nessa área, fazendo o mapeamento de risco dos municípios. Agora com esse curso aprendemos coisas que eu não tinha conhecimento, sem falar que ajuda a gente a falar a mesma língua”, avalia.
Nos últimos anos, grandes enchentes e deslizamentos que ocorreram no Paraná levaram o estado a fortalecer a atuação para o enfrentamento destas situações.
Foto: Amie Feitosa Rodrigues/Defesa Civil
Rádio Difusora FM 104.7, com apoio nas informações da Agência Estadual de Notícias.