Rádio Difusora FM 104.7, com informações do Santuário do Rocio
Na tarde do último sábado (18) a Pastoral da Educação, do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, realizou a cerimônia de premiação do 4º Concurso de Poesia que este ano teve como tema “Mãe do Rocio, revela-nos a luz do Mundo”. Este é um projeto literário com o título Inspiração, implantado em 25 de março de 2021, na Festa da Anunciação.
O evento, que contou com 27 inscrições de diversas regiões do Brasil, destacou a propagação da devoção à Padroeira do Paraná por meio da arte literária.
“É uma alegria preparar esse concurso porque ele remete à ternura de Nossa Senhora para conosco. Então, falar Dela, fazer algo para Ela, é de extrema alegria para nós. A maior satisfação é saber o quão longe essa devoção vai, esse ano nós tivemos muitas capitais e estados brasileiros participando como, por exemplo, Minas Gerais, Piauí, Santa Catarina, várias cidades do Paraná. Nós ampliamos bastante esse ano, tivemos 27 poesias inscritas, pena que só podemos premiar cinco, é muito difícil classificar todas elas, são textos lindos que invocam a proteção e o amor que Maria Santíssima tem por nós”, disse Varseli Farias, coordenadora do concurso.
A poesia classificada em 1º lugar foi da devota Fernanda Resende Neves, da cidade de Rodeio, em Santa Catarina, com o título “Poema à Protetora”. Confira:
“Oh, Mãe do Rocio, reverenciada e amada,
Em ti, reflete-se a vontade de Deus, sagrada.
Intercessora divina, protetora dos navegantes,
Revela a luz do mundo em todos os instantes.
Pureza em ti se faz presente,
Exemplo de virtude, sublime e reluzente.
Oh, Mãe do Rocio, fonte de esperança,
Despertas em nós uma fé que não se cansa.
Teu manto nos cobre com suavidade,
Em teus braços encontramos a mais pura serenidade.
Padroeira da doçura, consolo na aflição,
Rainha dos milagres, és força e direção.
Oh, Mãe do Rocio, desperta tanta crença,
Orvalhos de amor já marcam presença.
Romarias se formam, em teu louvor,
E bênçãos são derramadas, com tanto fervor.”
Para o próximo ano, a coordenadora do concurso garantiu que o evento terá uma nova roupagem com a inclusão da categoria infatojuvenil, de 12 a 17 anos, e de adultos. “A gente vai ter duas modalidades que serão bastante concorridas, com mais adesão ainda. A gente quer ver as crianças participando e, também, quanto mais jovens participando, mais amor a gente mostra por Nossa Senhora”, concluiu Varseli.