A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para espetáculos, literatura e artes visuais. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná.
Em Curitiba, a programação especial de férias continua com uma variedade de atividades e oficinas nos principais museus, como o Museu Paranaense, Museu Oscar Niemeyer e Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
Em Antonina, o Museu da Imagem e do Som inaugura uma exposição no dia 22, na Estação Ferroviária da cidade, apresentando obras tridimensionais e fotografias do fotógrafo Jesus Santoro, parte do seu acervo. Além disso, o Teatro Guaíra será o palco da abertura da 42ª Oficina de Música de Curitiba, que incluirá na sua programação a apresentação do Coral da Sanepar e de Diogo Nogueira.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido – O periódico on-line, edição 158, estará disponível a partir de segunda, 20, com um conteúdo especial sobre a relação entre literatura e música, tendo como fio condutor o escritor colombiano Andrés Caicedo (1951-1977), que publicou !Viva la Música!, em reportagem assinada por Fernanda Maldonado. Na retranca, alguns títulos selecionados que simbolizam o assunto da capa.
Na seção Entrevista, Rodrigo Garcia Lopes narra a trajetória do jornalista, músico e escritor de Londrina Bernardo Pellegrini, que possui uma extensa produção nesta área. O também músico e escritor carioca Rogerio Skylab publica um conto em sua estreia na ficção, com o recém-lançado “Homem-urubu”, uma coedição entre Madame Psicose e Kotter Editorial. Seguindo com a pauta literária e musical, uma tradução de Melissa Luz para a letra de Lou Reed (Velvet Underground), “O Presente”.
O jornal oferece outros conteúdos inéditos, como uma crônica de Pedro Guerra, poema de Ronaldo Cagiano, um ensaio fotográfico de Malu Cordeiro, além da arte da capa por Iuri De Sá. Acesse em: www.bpp.pr.gov.br/Candido
Bibliopraia – Neste mês de janeiro, a programação da Biblioteca Pública do Paraná continua concentrada no Litoral, na praia de Caiobá, com o projeto Bibliopraia. São diversas atividades para todas as idades, com empréstimos de livros, contação de histórias, encontros focados no público 60+, entre outras atrações. O projeto segue até dia 2 de fevereiro, das 8h às 12h e das 15h às 19h, no Condomínio Verão Maior, próximo ao Sesc.
Seção Braille
Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e janela de Libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Títulos disponíveis:
“Operação Babá” | Classificação: Livre | Duração: 1h 30 minutos
“A Família do Futuro” | Classificação: Livre | Duração: 1h 35 minutos
“Dom Quixote, adaptação de Cléia Regina Ramos” | Narrativa em libras | Duração: 30 minutos
Dias: 6 a 31 de janeiro
Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Seção Infantil
Lançamento do livro “Dandara Princesa Negra” – Sessão de autógrafos e bate-papo com a autora Maria José Vertuan. Dia 18 de janeiro (sábado). Horário: 10h às 12h.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Quarta Pública – No dia 22, a “Quarta Pública” do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove a oficina “Rostos e Personagens: Criando Máscaras”, que convida os participantes a criarem máscaras inspiradas em elementos de sua identidade visual, com base no trabalho do artista presente na exposição vigente Sala Aberta Coletiva — Rimon Guimarães.
Exposição “Coletiva” – A mostra “Coletiva” na Sala Aberta do MAC Paraná segue em cartaz até 31 de janeiro de 2025. Desde abril, a sala 9 do Museu Oscar Niemeyer foi transformada em um espaço de criação, onde artistas convidados compartilham seu processo com o público. A exposição apresenta trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Curadoria de Carolina Loch e Joanes Barauna.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Visitas guiadas em janeiro – Começando a partir do dia 9 (quinta), as visitas acontecem todas as terças e quintas do mês de janeiro, das 14h às 15h30, com um grupo de até 15 pessoas. A participação, que será por ordem de chegada, é uma forma de proporcionar uma experiência mais aprofundada para os visitantes do MCAA. As visitas guiadas são gratuitas e abertas para pessoas de todas as idades.
Exposição “Segredos da Cor” – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, entra em seus últimos dias em cartaz na Sala Rotativa. Disponível para visitas até o dia 19 de janeiro (domingo), a mostra é composta por pinturas carregadas de significados que dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entre as peças estão oito estandartes que desconstroem a herança colonial e oferecem um novo olhar sobre a sociedade brasileira. Entrada gratuita.
Exposição “Permanente” – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a sua produção artística. Entrada Gratuita.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Exposição “Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.
Curso “Introdução à preservação audiovisual” – Entre 21 e 23 de janeiro, o MIS-PR promove o curso gratuito de “Introdução à preservação audiovisual”, ministrado pelo cineasta e professor Fernando Severo. Com certificado de participação, as aulas discutirão o histórico e os conceitos de preservação, políticas públicas e experiências nacionais e internacionais na área. Além disso, incluirá visitas guiadas aos acervos do MIS-PR e da Cinemateca de Curitiba. Para se inscrever basta enviar um e-mail para educativomis@seec.pr.gov.br com nome completo e CPF.
Exposição Antonina – O MIS-PR inaugura no dia 22, às 15h, na Estação Ferroviária de Antonina, uma exposição que celebra a história e cultura do município litorâneo por meio de seu acervo audiovisual. A mostra inclui uma seleção de imagens do renomado fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003), que capturou a essência de Antonina por meio de suas belas paisagens e cenas cotidianas.
A iniciativa integra o programa itinerante “Raízes do MIS-PR”, que busca levar as memórias e os acervos do museu para além de sua sede em Curitiba, promovendo um encontro entre o patrimônio audiovisual, musicográfico e fotográfico paranaense e as comunidades locais, incentivando a valorização da cultura e da história de forma acessível e inclusiva.
Museu em movimento: oficina de bonecos articulados – No domingo (19), entre 11h e 14h, o artista Bruno Romã conduzirá essa atividade destinada a crianças a partir de 6 anos e adultos. Nessa oficina os participantes vão explorar o museu atrás de animais, reais e imaginários, para depois transformá-los em bonecos articulados de papel. Inspirando-se em obras e narrativas do museu, essa ação propõe um diálogo entre o acervo do MUPA e o fazer artístico do próprio participante, independentemente da idade. Não é preciso se inscrever para participar.
Brincando no MUPA – Na terça-feira (21), das 14h30 às 15h30, o MUPA convida bebês de até 3 anos e seus tutores para serem guiados em uma aventura pelo Museu Paranaense para conhecer um ser mágico chamado Jussara, uma cobra-canoa que nos ensina sobre ritmos e cantos. Pelo percurso, brincadeiras, músicas e atividades sensoriais vão conduzir os participantes pela exposição em cartaz “Mejtere: histórias recontadas”. Para participar, é preciso se inscrever neste LINK.
Oficina “Seres fantásticos” – Na quarta-feira (22), das 14h30 às 16h, o MUPA promove a atividade “Seres fantásticos”, voltada para crianças e jovens entre 3 e 18 anos. Nos mitos ancestrais do povo Xetá existem espíritos chamados möu ‒ representações de entes ou animais que vivem nas florestas. As figuras dos möu eram construídas pelos Xetá em cerume de abelha a partir da escuta de histórias orais.
Com inspiração nessa tradição, a atividade inicia com uma contação de história, que conduz as crianças e jovens a elaborarem de forma criativa o corpo de seres imaginários em argila. Inscrições AQUI.
Oficina “Autorretratos gigantes” – Na próxima quinta-feira (23), das 14h30 às 16h30, o MUPA promove o primeiro de dois encontros da atividade “Autorretratos gigantes”, destinada a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. A atividade começa com uma visita às exposições do museu para observar retratos e autorretratos, estimulando os participantes a refletirem sobre formas de autorrepresentação. Em seguida, cada participante terá a oportunidade de se representar artisticamente, criando e pintando um autorretrato em grande escala. Inscrições AQUI.
Oficina de Land Art – Criando com a Natureza – Na sexta-feira (17), às 14h30, com tradução em Libras, o MON promove uma oficina voltada para a criação de esculturas temporárias, desenhos no solo e instalações artísticas, feitas com elementos encontrados pelo Parcão. A atividade é voltada para crianças entre 7 e 12 anos e é preciso adquirir ingresso para participar (AQUI).
Mediação: “Afinidades III” | Férias no MON – Na sexta-feira (17), às 15h, o MON realiza uma visita mediada à mostra “Afinidades III: Cochicho”, que apresenta as obras do artista contemporâneo brasileiro Luiz Zerbini em diálogo com obras de importantes nomes da arte paranaense. A atividade é livre para todos os públicos. Para participar, basta adquirir o ingresso de acesso na bilheteria física ou no site.
MON Primeiros Passos – “Uma Flor Chamada Vermelho” – Na sexta-feira (17), das 10h30 às 11h30, o MON realiza uma atividade para bebês de 25 a 36 meses com a obra Flor Mineral, de Franz Weissmann, explorando espaços e movimentos. Ao final, haverá uma prática mista de escultura e colagem. A participação de um adulto é obrigatória. Ingressos AQUI.
MON Primeiros Passos – “Piquenique Musical” – Por meio da musicoterapia, bebês de 12 a 36 meses serão convidados a cantar canções e cantigas já conhecidas, além de conhecer novas músicas mais atuais. Depois, todos poderão desfrutar de um piquenique de frutas. A atividade será no sábado (18), das 10h30 às 11h30, no vão-livre do térreo do MON. A participação de um adulto é obrigatória. É necessário adquirir ingresso neste LINK.
Ateliê de criação com aquarela | Férias no MON – Na quarta-feira (22), a partir das 11h, com entrada permitida até as 15h30, os Ateliês de Criação estarão abertos, oferecendo um espaço cheio de propostas e ideias para explorar a criatividade ao máximo. A atividade é gratuita e recomendada para maiores de três anos. O ateliê tem capacidade para atender até 60 pessoas simultaneamente, com acesso por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia. Basta comparecer dentro do horário estabelecido para participar. A atividade conta com tradução em Libras.
Oficina “Gravura em CD” | Férias no MON – Na quinta-feira (23), às 14h, com interpretação em Libras, os participantes são convidados a explorar a técnica de gravura em CDs, tendo como inspiração os traços do artista Poty Lazzarotto. A atividade é indicada para maiores de 18 anos e está sujeita à lotação. Os ingressos, que dão direito à participação e à visita ao museu, podem ser adquiridos AQUI.
Mediação “O Olho da Noite – Jean-Michel Othoniel” | Férias no MON – Na quinta-feira (23), às 15h, haverá visita guiada à exposição do artista francês Jean-Michel Othoniel que transformou a sala expositiva do Olho numa espécie de grande planetário. Para participar basta comprar o ingresso comum de acesso na bilheteira física ou no site.
Minicurso de fotografia | Férias no MON – Entre os dias 23 e 24, o MON promove um minicurso que apresenta técnicas e conceitos de fotografia, seguido de experimentações práticas fotografando o museu. É necessário levar celular ou câmera fotográfica. A atividade é indicada para maiores de 14 anos e é necessário comparecer nos dois dias para completar o curso (4h no total). Os ingressos, que dão direito à participação e à visita ao museu, podem ser adquiridos AQUI.
Guairão
Concerto e cerimônia de abertura da 42ª Oficina de Música de Curitiba – A abertura oficial acontece no dia 22, quarta-feira, no auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão), com um espetáculo que reunirá a Camerata Antiqua de Curitiba e a Orquestra à Base de Corda. A apresentação contará com artistas convidados: o pianista Fabio Martino, o trompetista Bruno Lourensetto e, no encerramento, do grupo Choro das 3.
No repertório, obras de Giovanni Battista Pergolesi, Dmitri Shostakovich e uma homenagem especial à maestrina e compositora brasileira Chiquinha Gonzaga, conduzida pelo maestro João Egashira, além de composições de Zequinha de Abreu. Ingressos AQUI.
Coral da Sanepar & Diogo Nogueira – Na quinta-feira (23), o Coral da Sanepar, com regência de Cristiane Alexandre e Dirceu Saggin, junta-se a Diogo Nogueira em um show marcante na 42ª Oficina de Música de Curitiba. Esse encontro inédito celebra a riqueza e a pluralidade da música brasileira, envolvendo o público com a harmonia das vozes do coral e a energia vibrante do samba. Ingressos AQUI.
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba
Rádio Difusora FM 104.7 com informações da Agência Estadual de Notícias