Rádio Difusora Mais FM, com informações da Prefeitura de Paranaguá
Na manhã desta quinta-feira, 18, foi entregue o novo espaço da farmácia municipal Ivo Petry Maciel Júnior, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O atendimento no local já começou logo após sua inauguração.
O novo ambiente contou com um investimento aproximado de R$ 630 mil com recursos próprios do Município, é mais amplo, renovado e com atendimento 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.
Confira o trabalho de reportagens com o Repórter Larry César
A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro detalha que a farmácia conta com 11 guichês de atendimento ao público, recepção e espera climatizados para até 100 pessoas, com sanitários públicos masculino e feminino adaptados também para pessoas como Necessidades Especiais. (PNE).
“Temos quatro farmácias descentralizadas no município e agora, a Ivo Petry atendendo 24h. A farmácia conta com ambientes exclusivos para o estoque geral, estoque de produtos paletizados, estoque de insulina e medicamentos controlados devidamente acondicionados e seguros. Além de sala de atendimento farmacêutico, sanitários e vestiários dos funcionários, contando com um sanitário com chuveiro, copa e depósito de material de limpeza”, pontua.
A secretária de Governo e diretoria interina da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp), Luciana Costa destaca que poder contar com a farmácia ao lado da UPA traz comodidade para aqueles que buscam o atendimento na UPA e necessitam de medicamentos dispensados na farmácia do município.
“É uma satisfação para os profissionais de saúde que precisam receitar medicamentos aos seus pacientes sabendo que ao lado há essa dispensação para aqueles que precisam dessa medicação. É uma conquista para os pacientes e ficamos muito felizes de poder oferecer esse serviço para a população. E como o prefeito sempre reforça, é com a união das equipes da Fasp, da Saúde e de todas as secretarias que alcançamos resultados tão positivos”, comemora Luciana Costa.
DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Para a dispensação de medicamentos, o paciente realiza a consulta médica em uma unidade pública de saúde. Com a receita médica em mãos e com documentos do paciente, basta se dirigir a uma das quatro farmácias. A receita precisa ser prescrita pelo médico que preste atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Assistência Farmacêutica tem como objetivo garantir o acesso da população aos medicamentos e promover o seu uso racional. Para tanto, uma estratégia fundamental é a adoção da Relação Municipal de Medicamentos (Remume) preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1977. A seleção desses medicamentos baseia-se nas prioridades de saúde do Município, em critérios epidemiológicos, bem como na segurança, na eficácia terapêutica comprovada, na qualidade, na disponibilidade dos produtos e tem como base os medicamentos constantes na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.