No Litoral do estado, o Núcleo de Paranaguá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, realizou nesta sexta-feira, 25 de outubro, a Operação Ferro e Fogo, que apura a prática da compra e venda ilegal de armas de fogo.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Matinhos, com apoio do Batalhão Costeiro da Polícia Militar em Paranaguá.
O alvo da investigação foi preso em flagrante pelo crime de posse ilegal de munição.
O comércio de armas de fogos é regulamentado pela Lei 10.826/2003 e as transações relacionadas a esses itens devem ser precedidas de procedimento prévio perante a Polícia Federal e o Exército.
No caso apurado, verificou-se que as armas/munições eram vendidas pelo suspeito sem os devidos registros, de modo a burlar os controles estabelecidos pela legislação.
A apuração do Gaeco identificou 26 transações ilegais de compra e venda de armas de fogo e munições efetuadas pelo investigado.
Durante as buscas foram apreendidos celulares e munições. As ordens judiciais executadas foram expedidas pelo Juízo Criminal de Matinhos.
Rádio Difusora FM 104.7, com informações do MPPR