Guaratuba recebe, a partir desta quarta-feira, 1º de outubro, a Série Prata dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs). O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Esporte, reúne mais de 1,3 mil pessoas, entre 1.170 atletas idosos e 142 integrantes de comissões técnicas, representando 52 municípios.
MODALIDADES
Durante seis dias de programação, os atletas disputarão dez modalidades: basquete relógio, handebol por zona, peteca, vôlei de praia, vôlei no escuro, vôlei câmbio, damas, dominó, tênis de mesa e xadrez.
As primeiras partidas acontecem ainda nesta quarta-feira, com jogos de mesa como dominó e xadrez. Na quinta-feira pela manhã será a vez da peteca e das damas, enquanto a tarde será marcada pelo vôlei no escuro. À noite, às 20h, acontece a solenidade oficial de abertura dos JIIDOs – Série Prata.
No terceiro dia, estão programadas disputas de tênis de mesa, handebol por zona e vôlei de praia, além da atividade cultural da Regionalidade, que valoriza tradições, trajes típicos e experiências turísticas dos municípios.
A programação segue com basquete relógio e vôlei câmbio no quarto dia, além de momentos de integração entre as delegações. O quinto dia terá continuidade das partidas de vôlei câmbio e encerrará com o tradicional baile à fantasia. No sexto e último dia, acontecem as finais de vôlei câmbio e o encerramento oficial dos jogos.
IMPORTÂNCIA
O coordenador dos Jogos, Muriel Tonin, ressaltou a relevância do evento.
“Mais do que competição, é um momento de saúde, amizade e troca de experiências. Aqui no Paraná, temos uma lei que reforça justamente isso: o esporte não é só para atletas profissionais, mas para todas as idades. É bonito ver nossos idosos ativos, se divertindo e mostrando que nunca é tarde para viver o espírito esportivo”, afirmou.
CONTINUIDADE
A Série Prata dá sequência ao calendário de 2025 dos JIIDOs. Em junho, a Série Bronze reuniu mais de 500 participantes em Pontal do Paraná. Em novembro, o ciclo será concluído com a Série Ouro, em Foz do Iguaçu, totalizando quase 3 mil participantes ao longo das três etapas.
Com informações da AEN
Foto: Yuri Augusto / SEES






