Para garantir a segurança dos quase 1,6 mil voluntários que colaboram em ações de conservação ambiental no Estado, o Instituto Água e Terra (IAT) oferece desde 2020 um seguro de vida a todos os participantes cadastrados em seus programas, como o Voluntariado em Unidades de Conservação do Paraná (VOU). A apólice, válida por 12 meses, cobre despesas hospitalares, invalidez e morte, com capital segurado de R$ 50 mil. O investimento anual do Governo do Estado é de cerca de R$ 5 mil.
De acordo com o gerente de Áreas Protegidas do IAT, Jean Alex dos Santos, o benefício é válido durante as atividades oficiais, eventos e ações autorizadas pelo órgão ambiental.
“O seguro é uma garantia para quem doa tempo e energia em prol da sustentabilidade. Até hoje, para nossa alegria, nunca foi necessário acioná-lo”, afirmou
Entre as atividades contempladas estão trilhas, montanhismo, educação ambiental e apoio no combate a incêndios. Uma das frentes de destaque é o Corpo de Socorro em Montanha (Cosmo), grupo criado em 1996 que reúne 55 montanhistas voluntários experientes. Eles atuam nos fins de semana e feriados no Parque Estadual Pico do Marumbi, entre Morretes, Piraquara e Quatro Barras, auxiliando em resgates, manutenção de trilhas e prevenção de incêndios.
O IAT também coordena outras iniciativas de voluntariado, como o CRIA (Cuidados e Reabilitação Intensiva de Animais Silvestres), voltado à recuperação e reintrodução de animais na natureza, e o programa de viveiros florestais, que conta com apoio de voluntários na produção e manejo de mudas nativas, ação que já garantiu a distribuição de 12 milhões de mudas em todo o Paraná desde 2019.
Interessados em participar das ações de voluntariado ambiental podem se inscrever diretamente no site do Instituto Água e Terra, escolhendo o programa de interesse e realizando o cadastro necessário.
Rádio Difusora FM 104.7, com apoio nas informações da AEN
Difusora FM 104.7, você sente a diferença






