A partir da próxima sexta-feira, 26 de dezembro, o Ministério Público do Paraná (MPPR) intensificará sua presença no Litoral do Estado para atender demandas específicas do período de festas e alta temporada. A primeira fase da Operação Litoral 2025/2026 segue até 6 de janeiro e prevê o reforço das equipes que normalmente já atuam na região, considerando o expressivo aumento populacional entre o Natal e o Ano-Novo.
Durante a ação, promotores e promotoras de Justiça terão foco na preservação dos direitos dos cidadãos e na garantia da ordem pública nas praias paranaenses. Entre as principais demandas registradas nesse período estão casos de poluição sonora, perturbação do sossego, uso de drogas e outros ilícitos de menor potencial ofensivo, normalmente tratados pelos Juizados Especiais. As equipes também atuarão em procedimentos envolvendo Infância e Juventude, réus presos, pedidos de liberdade provisória e relaxamento de prisão, entre outras atribuições.
Os profissionais do MPPR serão designados para atendimento nas cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Juntos, os municípios somam cerca de 120 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, durante a temporada de verão, o litoral paranaense ultrapassa a marca de 1 milhão de pessoas, com a chegada de turistas e veranistas.
Além dos promotores destacados exclusivamente para a Operação Litoral, as Promotorias de Justiça locais seguem com suas atividades normais. Os endereços e contatos das unidades do Ministério Público no Estado estão disponíveis no site oficial do MPPR.
Com informações do MPPR
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.






