A construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, avança como uma das obras mais importantes da história do Estado, alcançando 80% de execução. Um dos grandes diferenciais é que a travessia será totalmente gratuita: não haverá cobrança de pedágio.
A gratuidade só foi possível após a alteração, em 2020, do artigo 36 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual. A mudança suprimiu o trecho que previa concessão com pedágio por até 15 anos, permitindo que a obra fosse financiada integralmente com recursos estaduais.
Com investimento superior a R$ 400 milhões, a ponte é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). Segundo o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, a obra cumpre compromisso do Governo do Estado ao substituir o ferry-boat por uma travessia permanente, rápida e segura, sem custo ao usuário.
A expectativa é de forte impacto econômico para Guaratuba e região. Sem a tarifa do ferry-boat, moradores e visitantes terão economia direta, favorecendo o comércio, o turismo e a circulação de pessoas. Frequentadores do litoral, como o jornalista Leonardo Quintana Bernardi e o empresário Diomar Bozi Junior, destacam o fim das filas, maior agilidade e estímulo ao desenvolvimento local. Para o cinegrafista Odilon Cezar Ramos, a ausência de pedágio também evita retenções e melhora o fluxo, especialmente na alta temporada.
Com 1.244 metros de extensão, a ponte contará com quatro faixas de tráfego, ciclovia, calçadas e faixas de segurança, oferecendo mais conforto e segurança aos usuários. A travessia será totalmente gratuita, reforçando o caráter social e estratégico da obra para o litoral paranaense.






