A requalificação da Orla de Pontal do Paraná, no Litoral, trará benefícios para a região que vão além das melhorias nas estruturas de mobilidade e lazer, com impacto direto no meio ambiente. O projeto do Governo do Estado prevê o plantio de vegetação nativa na área de restinga, drenagem urbana e programas de monitoramento de fauna e flora ao longo dos 3,66 quilômetros, entre os balneários de Monções e Canoas.
A obra, cujo edital de licitação foi publicado em 25 de setembro, será executada pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O orçamento detalhado do projeto é sigiloso, conforme a legislação.
Entre as ações ambientais planejadas está a arborização do entorno das novas estruturas para beneficiar a biodiversidade local, melhorar a qualidade do ar e reduzir o impacto das ilhas de calor na região. Ao todo, o reforço será de 2.430 plantas, entre espécies de árvores, arbustos e herbáceas.
Outro benefício das obras será a implementação de uma estrutura de microdrenagem robusta, capaz de minimizar alagamentos e a erosão do solo causados pela água da chuva. Serão instaladas galerias ao longo da Avenida Deputado Aníbal Khury, à beira-mar, que irão transportar a água para os canais de macrodrenagem existentes no município.
Por fim, a previsão é que, ao longo da revitalização, sejam executados uma série de programas ambientais com foco em monitorar e conscientizar a população sobre os impactos ambientais das obras. Eles incluem o afugentamento de forma segura de animais das áreas de intervenção para minimizar acidentes, a supervisão contínua da recomposição da flora, iniciativas de educação ambiental destinadas às comunidades locais e o monitoramento direto de espécies de fauna da região, com destaque para a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), que é ameaçada de extinção.
OBRA – A nova orla de Pontal do Paraná será revitalizada ao longo de 3,66 quilômetros, entre os balneários de Monções e Canoas. O projeto inclui melhorias significativas como novo calçamento, pista para corrida, ciclovia, quiosques e áreas de lazer. Além disso, serão implementadas sinalizações, passarelas para pedestres e dispositivos de acessibilidade, todos com foco na valorização do espaço público e na promoção do turismo.
Essa ação faz parte de um esforço contínuo do governo estadual para modernizar a infraestrutura do Litoral, que já contabiliza investimentos de mais de R$ 1 bilhão desde 2019, entre a nova Orla de Matinhos, Ponte de Guaratuba e as duplicações entre Garuva e Guaratuba e Matinhos e Pontal de Leste, além da inclusão de trechos importantes de Paranaguá e outras cidades no pacote de concessões rodoviárias.
Rádio Difusora FM 104.7, com informações da Agência Estadual de Notícias