Obra da Ponte Guaratuba-Matinhos começou nesta sexta-feira (27)
Ponte deverá ser concluída até 2025.
Rádio Difusora Mais FM, com informações da Agência Estadual de Notícias
MATINHOS – Nesta sexta-feira (27), marca o início da construção da ponte de ligação entre Guaratuba e Matinhos, uma obra esperada há mais de 30 anos e que finalmente promoverá a plena interligação do Litoral do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve em Guaratuba para o lançamento do marco da estrutura, com a instalação do canteiro de obras na cabeceira da futura ponte.
Em seu discurso, o governador enfatizou a concretização de um sonho antigo da população paranaense. A ponte já estava prevista na Constituição Estadual de 1989.
O investimento total na obra é de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para a execução. A estrutura terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
Também serão feitas intervenções nas vias de acesso à ponte, com alargamento da PR-412 em ambos os lados, muros de contenção para proporcionar o desnível necessário com o pavimento, um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos. Na margem sul, será construída uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explicou que só a Ponte Guaratuba-Matinhos pode garantir a mobilidade adequada para acompanhar o crescimento do Litoral paranaense. “Mesmo com os investimentos do Governo do Paraná na operação da balsa para que ela fosse mais rápida e segura, é impossível atender com qualidade a demanda de mais de um milhão de pessoas que passam pela região na alta temporada devido às próprias limitações da Baía de Guaratuba e da operação”, disse.
De acordo com o cronograma do licenciamento ambiental, o projeto de construção da Ponte entre Guaratuba-Matinhos está no estágio 1, o da Licença Prévia, com a segmentação para Licença Ambiental Simplificada. O próximo passo dentro do IAT é a emissão da Licença de Instalação (LI).
A partir da entrada do protocolo no órgão ambiental, pode variar de 90 a 180 dias, conforme o detalhamento e qualidade da documentação apresentada. A LI autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambientais.
Segundo o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, a ponte representa um salto qualitativo para os turistas que visitam as praias paranaenses durante a alta temporada, mas sobretudo a melhoria da qualidade de vida da população que reside nas duas cidades.
O Coordenador Regional do Litoral, Arnaldo Maranhão, destacou a importância da Ponte de Guaratuba e demais Obras do Governo do Estado no Litoral
O Presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza, comentou sobre o Licenciamento Ambiental da Ponte e das Obras no Litoral
O Deputado Estadual e Líder do Governo, Hussein Bakri, destacou a importância da obra paro Litoral Paranaense
O Secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, destacou a importância de todos os envolvidos na obra da Ponte de Guaratuba
O Prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, destacou a importância da Ponte para o crescimento do Litoral