As ostras do Cabaraquara, produzidas na localidade de Cabaraquara, em Guaratuba, receberam o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O título, na categoria Indicação de Procedência, confirma a reputação e a tradição da comunidade na produção do molusco e coloca o Litoral do Paraná em destaque no cenário nacional.
O processo, iniciado em 2022, contou com a participação do Governo do Estado, Sebrae/PR, Prefeitura de Guaratuba, Aguamar, além de apoio da UFPR, IDR-Paraná, IAT e Adapar. A Associação Guaratubana de Maricultores (Aguamar), responsável pelo pedido, reúne dez produtores que cultivam cerca de 80 mil dúzias de ostras por ano.
Além do sabor leve e adocicado, o diferencial das ostras do Cabaraquara está no ambiente de cultivo, a Baía de Guaratuba, descrita pelo INPI como um “santuário ecológico” ideal para a ostreicultura. O reconhecimento reforça o valor econômico, cultural e ambiental da produção local e consolida Guaratuba como referência na maricultura do Paraná.
Com apoio nas informações da AEN
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.






