PARANAGUÁ – Em vistas da conscientização da saúde, em especial a feminina, Paranaguá inicia os trabalhos relacionados a campanha Outubro Rosa. A Ação é da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp) e a Secretaria Municipal da Mulher. A abertura ocorre nesta sexta-feira (6) com o evento “Juntas por uma causa maior”, às 8h, com a realização de coletas de preventivos e fornecimento de orientações sobre mamografia. As atividades incluem prevenção, orientação e exames no combate ao câncer de mama e de colo de útero.
A campanha Outubro Rosa é uma iniciativa de conscientização sobre o câncer de mama que ocorre durante o mês de outubro. Seu objetivo é alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. É um movimento internacional de conscientização criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data, lembrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
PROGRAMAÇÃO
Dia 6 – Ação “Juntas por uma causa maior”, coleta de preventivos e orientações sobre mamografia, das 8h às 16h, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher, na Rua João Eugênio, 859, João Gualberto.
Dia 6 – Das 8h às 12h, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher, o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) realizará testes rápidos para detecção de sífilis, hepatites e HIVs.
Nos dias 19 e 26 – Das 8h às 22h, coleta de preventivos, exame clínico de mamas e orientações com demanda livre nas unidades básicas de saúde: Sueli Dutra Alves (Caic); Domingos Lopes do Rosário, na Serraria do Rocha; Aline Marinho Zacarias, na Vila Garcia; Emir Roth, na Ilha dos Valadares; Dr. Simão Aisenman, na Vila Guarani; Márcio Ubirajara Elias Roque (Branquinho), na Vila Divineia; Ezequiel Luís Dias do Nascimento, no Leblon; e Dr. Elias Borges Neto, em Alexandra.