Paraná tem meta para diminuir casos de tuberculose até 2030
O Paraná se destacou entre os 15 estados com ações específicas de combate à doença.
Rádio Difusora Mais FM, com informações de Marinna Prota(Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná – AERP)
CIDADES – A tuberculose teve um aumento de registros no Brasil em 2022, com 78 mil novos casos, um acréscimo de 4,9% em relação a 2021, segundo o Ministério da Saúde.Já no Paraná foram diagnosticados 2.333 casos novos no ano passado, com a incidência de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes. Em 2022 houve uma redução de 4,3% no diagnóstico de casos novos de tuberculose, quando comparado com o ano de 2020.
A médica infectologista Flávia Cunha Gomide Capraro destaca que o aumento nos casos em 2022 não indica necessariamente uma maior a transmissão da doença, mas reflete uma maior busca por diagnósticos devido à interrupção dos serviços de saúde durante a pandemia de Covid-19.
Reprodução: AERP – MARINNA PROTA
Segundo especialistas, é necessário fazer o tratamento completo para evitar resistência microbiana, e apontam que o maior desafio é garantir que os pacientes sigam o tratamento até o fim.
Reprodução: AERP – MARINNA PROTA
A Secretaria de Saúde do Paraná lançou o Plano Estadual Pelo Fim da Tuberculose em 2022, com o objetivo de reduzir a incidência para menos de dez casos por 100 mil habitantes e diminuir os óbitos por tuberculose em 95% até 2030. A iniciativa colocou o estado entre as 15 melhores do país no combate à doença, conforme reconhecimento do Ministério da Saúde.
