A Polícia Civil do Paraná abriu uma investigação para identificar a origem da bebida alcoólica que causou os dois primeiros casos confirmados de intoxicação por metanol no estado. A informação foi confirmada neste domingo (5) pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Segundo o secretário, as análises laboratoriais confirmaram a presença da substância tóxica em dois pacientes internados em Curitiba — um homem de 71 anos e outro de 60. Ambos recebem acompanhamento médico, e um deles já foi tratado com o antídoto indicado nesses casos, o etanol farmacêutico, fornecido pelo Ministério da Saúde.
“Todas as situações suspeitas estão sendo apuradas pela Polícia Civil. Há um trabalho conjunto entre várias secretarias do Governo do Estado, e novas informações devem ser divulgadas nesta segunda-feira”, explicou Beto Preto.
Além dos casos confirmados, há duas outras suspeitas em análise: uma mulher de 31 anos, policial em Foz do Iguaçu, e outro paciente que deu entrada em uma unidade de saúde de Curitiba neste domingo. A Polícia Científica realiza exames para verificar a presença de metanol.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu uma nota técnica com orientações aos hospitais e unidades de pronto atendimento sobre o fluxo de notificação e os procedimentos a serem adotados em casos suspeitos.
“É fundamental que todos os serviços de saúde notifiquem imediatamente o Ciatox, para que o protocolo seja seguido corretamente e o atendimento ocorra de forma rápida e segura”, destacou o secretário.
O governo do estado segue monitorando a situação e reforça o alerta à população sobre o risco do consumo de bebidas de procedência duvidosa.
Rádio Difusora FM 104.7, com apoio nas informações do Portal Nosso Dia
Foto: Reprodução internet
Difusora FM 104.7, você sente a diferença






