Porto de Paranaguá embarca peça de autoclave com 15 metros de comprimento
Após dias de operação, a carga foi acondicionada em uma barcaça e agora seguirá até o porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro
Rádio Difusora Mais FM, com informações do Portos do Paraná
PARANAGUÁ – A Portos do Paraná embarcou uma peça de 15 metros de comprimento para transporte em navio no Porto de Paranaguá nesta quarta-feira (22). É a maior parte indivisível de uma autoclave: são 15 metros de comprimento, 7 metros de largura e 5 metros de altura e pesa 108 toneladas. Ela saiu da cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, em um caminhão acoplado a uma plataforma com 14 eixos, tracionado por cavalos mecânicos.
De acordo com o gerente de fiscalização de operações portuárias, Fernando Pinheiro Dias, foram necessários alguns preparativos no local de movimentação para a barcaça, como a organização da operação de embarque (com retirada das defensas de proteção dos navios) e a integração da equipe operacional. A segunda etapa foi a atracação da balsa, a movimentação interna e embarque da carga com início da peação (amarração da autoclave utilizando equipamentos para garantir fixação e segurança ao longo do trajeto). A última etapa foi de finalização da carga para envio ao destino, que ocorreu nesta quarta-feira (22).
A carga seguirá por cabotagem (transporte marítimo entre portos brasileiros) até o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. O destino final será uma fábrica em Betim, no estado de Minas Gerais. Ela será utilizada para retirada da umidade do transformador da empresa, durante o processo de fabricação.
Transporte terrestre
Para receber a autoclave no Porto de Paranaguá, foi realizada uma megaoperação no início do mês. O deslocamento em segurança ao longo da cidade envolveu a guarda portuária, Copel, companhias de telefonia e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para que a carga seguisse em segurança, foi preciso interditar vias e içar fios, além de remover pilares e vigas cravadas no canteiro central. O comboio acessou a faixa portuária pelo portão de cargas especiais, o qual armazenou a autoclave no pátio da retroaria do berço 214. Após a chegada ao Porto de Paranaguá, foram necessários mais alguns dias de operação.