Nessa quarta-feira (12), o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos e o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Ivan Lapolli Filho conheceram o projeto Jornada de Fé com a Mãe do Rocio. O programa da padroeira foi apresentado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo – Adetur Rotas do Pinhão e idealizador do projeto Inter-IGRs, Eros Consentino Tozeto, seu vice-presidente Márcio Assad, a empresária da SIMPLES Marketing, Maria Cherobim Consentino e pelo gestor de Cultura – Artes, Luiz Fernando da Silva.
De acordo com Márcio Assad, o objetivo do encontro é integrar a cidade às ações locais do programa, garantindo o sucesso e a continuidade dessa iniciativa que une fé, cultura e turismo. “Apesar da expressiva manifestação de fé, não havia até então uma iniciativa estadual consolidada que promovesse a presença dessa tradição religiosa de forma permanente em todo o Paraná. O desafio é transformar o Santuário de Nossa Senhora do Rocio em um destino turístico religioso ativo durante todo o ano e não apenas no período de sua festa”, explica Assad.
A equipe da Adetur Rotas do Pinhão salienta que o conjunto de ações propostas no projeto prevê que uma das mais relevantes iniciativas atuais para o turismo religioso no Paraná é consolidar a visibilidade estadual e nacional da devoção à Mãe do Rocio, fortalecendo o fluxo de peregrinos e turistas ao Santuário Estadual e incentivando a movimentação econômica e cultural em Paranaguá e em outras cidades envolvidas.
O projeto conta com apoios fundamentais do reitor do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Curitiba, padre Parron, do reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá, padre Dirson, do coordenador do Comitê Estadual de Turismo Religioso do Paraná (governadoria) Eliseu Rocha e do secretário de Estado de Turismo, Márcio Nunes.
Participação em evento para definir metas do turismo regional
No mês de janeiro, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Ivan Lapolli Filho foi convidado pela Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur) Rotas do Pinhão para uma reunião em Campo Magro na região metropolitana de Curitiba. O objetivo do encontro foi definir metas para o turismo regional.
Ivan Lapolli Filho destacou a importância da participação da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico na primeira reunião do ano. “O fomento do turismo inter-regional, assim como do turismo local é de grande importância. A gestão Adriano Ramos segue trabalhando para potencializar encontros como esse e colocar Paranaguá no mapa do turismo nacional e internacional.”
O secretário foi representado pelos funcionários Luis Fernando da Silva e Claudio Freire, que compareceram ao Centro de Informações Turísticas do município vizinho. Na ocasião, entrou em discussão a definição de diretrizes estratégicas, assim como ações voltadas ao desenvolvimento dos destinos turísticos inter-regionais. “A participação da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá foi de grande importância para o enriquecimento do diálogo e a construção de iniciativas que fomentem o turismo”, disse o presidente da Adetur Rotas do Pinhão, Eros Consentino Tozetto.
Fotos: Vanessa Yared.
Rádio Difusora com informações da Prefeitura de Paranaguá