Na Sessão Ordinária da última segunda-feira, 22, o presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Adalberto Araújo, utilizou a Tribuna para resgatar avanços importantes conquistados pelo Legislativo Municipal ao longo da última década e reforçar a necessidade de união política no Litoral do Paraná em busca de maior representatividade.
Durante sua fala, o presidente destacou que, em 2013, a Casa de Leis aprovou medidas decisivas para ampliar a transparência e a democracia no município, entre elas o fim do voto secreto em determinadas votações, a eleição da Mesa Diretora em escrutínio aberto, a exigência de voto público em casos de cassação de mandatos e a criação da Lei da Ficha Limpa Municipal. Segundo o vereador, essas iniciativas representaram conquistas históricas que colocaram Paranaguá à frente de muitos parlamentos do país.
Adalberto Araújo também demonstrou preocupação com propostas em debate no Congresso Nacional que, em sua avaliação, podem significar um retrocesso em termos de ética e transparência, como a chamada “PEC da Blindagem”, que prevê a volta do voto secreto e limita investigações contra parlamentares.
O presidente destacou, ainda, a importância de os eleitores do litoral terem consciência da relevância do voto nas eleições de 2026, sobretudo para a Assembleia Legislativa e para o Congresso Nacional, lembrando que o último deputado federal eleito por Paranaguá foi Miguel Buffara, em 1969, e reforçou a necessidade de maturidade política para que a região consiga eleger representantes genuínos, capazes de defender os interesses locais.
“Cidades muito menores do que a nossa, no interior do Estado, conseguem eleger deputados federais. Paranaguá, infelizmente, pela falta de maturidade das suas lideranças, não tem alcançado essa representatividade, nos últimos anos. Precisamos unir esforços para mudar essa realidade, pois é no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa que se decidem os grandes temas que afetam a vida do trabalhador, da dona de casa, dos aposentados e de toda a população”, externou Adalberto Araújo enfatizando que conquistar representação própria é fundamental para ampliar recursos, parcerias, convênios e projetos para o município e toda a região litorânea.
Fonte: Assessoria






