O projeto “Pá na Água: A Cultura Caiçara aos Olhos do Mar”, apoiado pelo Grupo Interalli por meio das empresas Interalli Grãos e CBL Terminais e a realização do Governo Federal, celebrou neste sábado (25) o encerramento de sua primeira turma com um passeio educativo na Ilha do Mel, um dos principais cartões postais do Paraná.
O coordenador do projeto, João Cos Junior, o Jota, explica que o passeio foi um presente simbólico de encerramento e uma oportunidade de vivenciar de perto o ambiente que inspirou as fotografias.
“Levamos as crianças para conhecer o destino mais caiçara possível, a Ilha do Mel, orgulho da nossa Paranaguá. Além de aprender sobre história e cultura local, elas participaram de uma ação de limpeza nas praias, com dinâmicas sobre preservação da natureza”, destacou Jota.
A atividade contou com o apoio dos guias Juliano Neves e Fernando Silva e da Ong Parceiros do Mar, que auxiliaram na coleta de resíduos e nas dinâmicas educativas com as crianças. O Grupo Interalli CBL Grãos também marcou presença na Ilha do Mel com sua equipe de voluntários, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental.
“Foi uma experiência incrível e inspiradora. Tivemos a oportunidade de vivenciar de perto o impacto positivo do projeto, aprendendo com as crianças e com os voluntários do Parceiros do Mar sobre a importância da preservação do nosso litoral”, destacou a Daniele Matoso, controller do grupo.
Olhar caiçara e exposição no 5C
Durante dez meses de oficinas, 48 crianças aprenderam sobre fotografia, cultura e meio ambiente. O oficineiro Gio Negromonte conduziu o processo formativo, que envolveu desde o desenho e a revelação de imagens até a fotografia digital.
“Buscamos despertar uma sensibilidade no olhar, para que as crianças passassem a enxergar o território caiçara com outros olhos. Agora, é emocionante ver o resultado: fotos lindas sobre o nosso universo, feitas por jovens que nunca haviam segurado uma câmera”, contou Gio.
A Mostra Itinerante “A Cultura Caiçara aos Olhos do Mar” será aberta no dia 1º de novembro, a partir das 13h30, no 5C, com 30 imagens em grande formato (2,5m x 1,5m).
As próprias crianças serão as anfitriãs da exposição, recebendo o público e explicando as histórias por trás de cada foto.
Após a abertura, a mostra seguirá para a Orla do Rio Itiberê nos dias 5 e 7 de novembro, levando para o espaço público o olhar das novas gerações sobre Paranaguá e suas belezas naturais.
Com informações da Assessoria.
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.






