Saúde promove mutirão de consultas urológicas no Litoral para campanha do Novembro Azul
O mutirão tem como principais objetivos qualificar e garantir o acesso a consultas especializadas e reduzir o tempo de espera
Rádio Difusora Mais FM, com informações da Agência Estadual de Notícias
PARANAGUÁ – O Hospital Regional do Litoral (HRL) promove neste sábado (18) e no sábado que vem (25), um mutirão de consultas urológicas para atender pacientes de sete municípios da região. A iniciativa integra mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretariada Saúde (Sesa), da campanha ‘Novembro Azul’, voltada à conscientização da população masculina sobre a importância do autocuidado e cuidado com a saúde.
Organizado pela 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, em parceria com o Hospital Regional, o mutirão tem como principais objetivos qualificar e garantir o acesso a consultas especializadas e reduzir o tempo de espera. Além disso, esse tipo de ação tem impacto significativo na detecção precoce de condições urológicas, contribuindo para melhores prognósticos e tratamentos mais eficazes.
Estão agendadas 80 pessoas dos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, todos de abrangência da Regional. Serão 40 pacientes neste sábado (18) e outros 40 para o próximo, dia 25.
“Esse é um processo importante, que viabiliza maior fluxo assistencial e garante que nenhum paciente fique desassistido. Essa ação coletiva para a saúde masculina é um incentivo para o autocuidado. Estamos aproximando os serviços de saúde da casa das pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O Hospital Regional do Litoral mantém o ambulatório de urologia para os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), porta de entrada para o sistema público de saúde, através da agenda da 1ª Regional de Saúde. Os atendimentos acontecem todas as segundas-feiras e são realizadas, em média, 30 consultas mensais. Além das consultas, a unidade também faz procedimentos de vasectomia.
“Em geral, o homem tende a se cuidar menos, principalmente com relação ao trato urológico, porque há muito preconceito. Mas a importância de detectar precocemente uma doença é muito grande durante essas consultas, para que possa ser tratada de maneira mais simples e menos invasiva. Esse mutirão servirá para, além de agilizar a fila de espera, monitorar melhor a população masculina da nossa região”, disse a diretora da Regional de Paranaguá, Carmen Moura.