A Secretaria de Estado do Esporte (SEES) finalizou, nesta semana, a capacitação dos acadêmicos selecionados para atuar no Verão Maior Paraná 2025/26. Ao longo de seis dias de imersão na Associação Banestado, em Pontal do Paraná, foram definidos os 154 aprovados que integrarão as equipes dos postos fixos e das ações itinerantes durante a temporada, de 28 de dezembro a 2 de fevereiro.
Ao todo, foram selecionados 112 estudantes de Educação Física, 30 de Turismo e 12 de Comunicação. Eles atuarão na linha de frente das atividades esportivas, recreativas, educativas e de atendimento ao público promovidas pelo Governo do Estado no Litoral e no Noroeste.
As equipes estarão distribuídas em sete postos fixos no Litoral — Caiobá e Riviera (Matinhos), Praia de Leste, Shangri-lá, Ipanema e Guaratuba — além da novidade desta edição: o posto Paranaguá/Ilha do Mel. No Noroeste, os atendimentos ocorrerão em três postos: Porto Rico, Porto São José e Porto Maringá. Os Palcos Sunset e os Postos Itinerantes também percorrerão diversas praias com atividades e ações especiais.
Durante a imersão, os acadêmicos participaram de oficinas práticas, palestras e simulações conduzidas por profissionais da SEES, da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) e de outros órgãos parceiros.
Para o coordenador das ações da SEES no programa, Mauro Cachel, a capacitação é decisiva para garantir a qualidade dos serviços prestados.
“É uma oportunidade de vivência prática e aprendizado em um dos maiores projetos do Estado, que une esporte, lazer e turismo em prol da população e do desenvolvimento regional”, destacou.
O diretor de Inovação e Desenvolvimento da SEES, Tiago Campos, reforçou o impacto da experiência na formação dos participantes.
“O Verão Maior é uma grande vitrine do esporte e do turismo paranaense. Participar dele é transformador. Além de contribuir para um evento de impacto social e econômico, os acadêmicos ganham experiência, responsabilidade e espírito de equipe”, afirmou.
Turismo em foco
A capacitação dos estudantes de Turismo ocorreu em parceria com a Setu e abordou boas práticas de recepção, informação turística qualificada e valorização das comunidades locais.
O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, destacou o caráter estratégico da ação.
“Quando o Governo do Estado investe na formação de quem estará na linha de frente, está investindo também em um turismo mais acolhedor, sustentável e profissional”, disse.
A coordenadora de Qualificação do Turismo da Setu, Rafaela de Angelis Barros, ressaltou o papel da preparação na imagem do Paraná.
“A capacitação prepara nossos coordenadores e monitores para atender bem, informar corretamente e representar com orgulho o Estado”, afirmou.
Programação cultural robusta
A temporada 2025/26 contará com uma programação cultural ampliada. Por meio do edital dos Palcos Sunset, serão selecionados 52 artistas paranaenses para apresentações em Caiobá, Guaratuba e Shangri-lá, no Litoral, e em Porto Rico e Porto São José, no Noroeste. Os shows ocorrerão entre 2 e 31 de janeiro.
O calendário incluirá ainda cinco finais de semana consecutivos de apresentações gratuitas, de 9 de janeiro a 8 de fevereiro, com transmissão nacional por SBT, Band, TVCI, Banda B e TV Paraná Turismo. Entre as atrações estão Alok, Ana Castela, Belo, Zé Neto e Cristiano, Paralamas do Sucesso, Gipsy Kings by Andre Reyes e Inner Circle.
Um dos maiores programas do Estado
Integrado por diversas secretarias e órgãos estaduais, o Verão Maior Paraná reúne ações de lazer, esporte, turismo, saúde, segurança e serviços aos moradores e visitantes. A edição 2024/25 registrou números expressivos: 2,4 milhões de atendimentos nos postos fixos e 1,8 milhão de pessoas presentes nos grandes shows gratuitos.
A nova temporada promete ampliar ainda mais o alcance e o impacto do programa no Litoral e no Noroeste do Paraná.
Com informações da AEN
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.






