A TCP, empresa responsável pela administração do Terminal de Contêineres de Paranaguá, segue firme em sua participação na campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que neste ano completa seu quinto ciclo de ações.
Iniciada no dia 25 de novembro e o término dia 10 de dezembro, a campanha tem como objetivo reforçar a luta contra a violência de gênero e promover um ambiente de respeito e segurança para todos os colaboradores do Terminal.
Objetivos da Campanha
Durante os 16 dias de conscientização, a TCP se dedicou a promover uma série de atividades com foco na educação e sensibilização de seus colaboradores sobre a violência contra as mulheres, abordando não apenas os aspectos legais, mas também os impactos sociais e psicológicos dessa violência. A iniciativa foi idealizada pela ONU e conta com o engajamento de empresas e organizações de todo o mundo.
Guenia Lemos, diretora do curta-metragem Tente Sua Sorte, que foi exibido para os colaboradores do Terminal, compartilhou um pouco sobre o propósito do filme.

“Esse curta-metragem nasceu com o intuito de explicar para a população brasileira e mundial sobre os diferentes tipos de violência que existem contra a mulher. Abordamos a violência psicológica, física, sexual, moral e patrimonial, e como esses atos muitas vezes antecedem o feminicídio”, explicou Lemos.
Ela ressaltou a importância de levantar a consciência sobre essas questões.
“É essencial que falemos mais sobre esses temas e que os homens também se alinhem à nossa causa, ajudando a combater a violência no dia a dia, seja por meio de palavras ou atitudes, como interromper piadas misóginas, por exemplo”, completou.
O Papel dos Homens na Conscientização
Lemos destacou ainda a relevância de envolver os homens na conscientização sobre a violência de gênero, algo que se reflete nas reações do público ao filme.
“As mulheres que assistem ao filme se identificam plenamente com a temática, mas a grande chave está em atingir os homens, que precisam estar atentos e agir ao presenciar atitudes violentas ou discriminatórias”, afirmou a diretora.
Para Ariane Alves, coordenadora jurídica da TCP, a conscientização vai além do espaço da empresa.

“A TCP tem mais de 1.700 colaboradores, e, ao conscientizarmos esses profissionais, estamos também alcançando suas famílias e disseminando uma cultura de respeito e proteção à mulher”, afirmou Alves.
Ela também falou sobre as ações realizadas durante o período da campanha. “Esses 16 dias são um momento de intensificar o debate. Tivemos rodas de conversa, palestras com especialistas e a presença da Patrulha Maria da Penha, além de ações que destacam a importância de denunciar e romper o ciclo da violência”, detalhou.
Atividades de Conscientização
Entre as principais atividades da campanha, destacam-se as palestras e rodas de conversa sobre violência de gênero e assédio, com a participação de especialistas como o Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Paranaguá, Dr. Leonardo Marcelo, o advogado da Defensoria Pública do Paraná, Dr. Luis Coletti, e o Sargento da Polícia Militar, Adenildo Gonçalves, que atua na Patrulha Maria da Penha.
Uma das ações mais esperadas foi a exibição do curta-metragem Tente Sua Sorte, que retrata diferentes formas de violência doméstica sofrida por mulheres. Após a exibição, a diretora do filme, Guenia Lemos, mediou um debate com os colaboradores sobre os temas abordados na obra.
Reflexão e Esperança
Em suas falas, Guenia Lemos também destacou a importância da esperança como motor de mudança. “O filme, apesar de abordar temas pesados, traz uma mensagem de esperança. Acredito que estamos plantando sementes para um futuro onde as próximas gerações, especialmente os meninos, sejam educados para respeitar as mulheres e para entender e lidar com as suas emoções de forma saudável”, afirmou Lemos.
A programação da TCP durante a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” também incluiu ações educativas e a criação de um ambiente de acolhimento para discussões abertas sobre a violência de gênero e a igualdade de direitos.
Compromisso Contínuo com a Conscientização
A TCP, reconhecida como um dos maiores empregadores do litoral paranaense, reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho mais justo e seguro. O programa de conscientização sobre assédio, violência de gênero e diversidade da empresa não se limita aos 16 dias da campanha, mas se estende ao longo de todo o ano, com treinamentos e ações continuadas para garantir que todos os colaboradores compreendam e adotem práticas de respeito e inclusão.
Ao finalizar o ciclo de ações, a TCP reforça a importância de discutir e agir em prol da erradicação da violência contra a mulher, tanto dentro da empresa quanto na sociedade.
Sobre a TCP
A TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) é a principal empresa responsável pelo movimento de cargas no Porto de Paranaguá, um dos maiores e mais importantes portos do Brasil. Com mais de 1.700 colaboradores, a empresa é um dos maiores empregadores da região e tem se destacado por seu compromisso com a inclusão e o respeito aos direitos humanos.
Reportagem: João Ricardo
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.






