Apesar da chuva que caiu sobre Paranaguá na tarde desta sexta-feira (15), milhares de devotos se reuniram para celebrar o dia de Nossa Senhora do Rocio, Rainha e Padroeira do Paraná. A procissão teve início no Santuário Estadual e percorreu cerca de 3,5 quilômetros em direção à Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário.
Confira como foi a Procissão de ida:
A 211ª Procissão teve início logo após a Santa Missa das 15 horas realizada no Santuário e presidida pelo padre Jadeilson Santos, CSsR. A Procissão teve transmissão da Rádio Difusora FM 104.7, pela TV Rocio, no YouTube e Facebook do Santuário, TVCI e Folha do Litoral News.
Um dos destaques da procissão foi a parada sobre a ponte da Rua Professor Cleto. Do alto da ponte, foi possível notar o grande volume de devotos que fizeram parte deste ato de fé. Ao som de buzinas, os trens que passavam embaixo da ponte também demonstraram a acolhida à imagem peregrina Mãe do Rocio.
Foto: Santuário do Rocio
Procissão Luminosa encerra programação religiosa da 211ª Festa do Rocio
Com a mesma fé da procissão que ocorreu na sexta (15), os devotos de Nossa Senhora do Rocio se concentraram para a Procissão Luminosa de Retorno da imagem da padroeira do Paraná. Neste sábado (16), a procissão acompanhou a imagem no trajeto de volta ao Santuário Estadual.
Após a bênção final de dom Edmar e do reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, CSsR, a imagem oficial de Nossa Senhora do Rocio voltou a repousar no nicho central da igreja, de onde sairá apenas para a Festa do Rocio de número 212, a ser realizada em novembro de 2025.
Imagem oficial da Padroeira do Paraná volta ao seu nicho central no santuário
Tema da Festa 2025 é apresentado
“Com a Mãe do Rocio aos Pés da Cruz” é o tema Festa Estadual de 2025
Na manhã deste domingo (17), ao final da celebração da Santa Missa, o tema e cartaz da 212ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, foram revelados aos devotos. Seguindo a proposta de reflexão dos mistérios do rosário, em 2025 os devotos irão contemplar os Mistérios Dolorosos com o tema “Com a Mãe do Rocio aos pés da Cruz”.
“Quando você vai escolher um tema, tem várias opções: ou você fala com Nossa Senhora ou você pede para Ela falar com você, ou você faz uma afirmação. Tem que ser os critérios para escolher um tema. No ano passado, Ela falou: ‘Meu Espírito se Alegra em Deus’, e este ano nós pedimos: ‘Mãe do Rocio, Revela-nos a Luz do Mundo’. E quando chegamos nos Mistérios Dolorosos, nossa equipe ficou pensando no que fazer e como elaborar um tema doloroso, com a via-sacra de Jesus, todo seu sofrimento, cruz. Nós também temos dores, dificuldades, cruzes, e foi escolhido o tema ‘Com a Mãe do Rocio aos Pés da Cruz’; vai ser lindo”, explicou o missionário redentorista.
Explicação do cartaz
“Dentro da arte, o Renascentismo é caracterizado pela reprodução de cenários, pessoas e paisagens naturais reais. A época foi marcada pela busca pela perfeição. As pinturas renascentistas são voltadas para imagens mais reais e vivas, com técnicas de luz e sombra para dar profundidade e volume nas obras. No Cartaz da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio 2025, procurei usar muito da referência renascentista na arte nesses aspectos. Já o Expressionismo surge na Alemanha entre 1905 e 1906. A ideia principal nessa vertente era ressaltar sentimentos conflitantes e difíceis, como a dor, angústia, violência e depressão, que rondavam o período. Uma característica forte utilizada no cartaz ‘Com a Mãe do Rocio, aos pés da Cruz’ foram as cores intensas, muito utilizadas nas artes expressionistas”, disse.