A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), realizou na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Alquimia, que fiscalizou empresas do setor sucroalcooleiro em várias cidades do país, incluindo Paranaguá, no Litoral do Paraná.
O objetivo da ação é coletar e analisar amostras de produtos fabricados nessas unidades, a fim de verificar a regularidade das composições químicas e garantir que estejam em conformidade com as normas de segurança e qualidade.

De acordo com a Polícia Federal, os resultados das análises servirão como base para investigações em andamento sobre desvios e contaminações de bebidas alcoólicas com metanol, ocorridos desde o início de setembro.

Em todo o país, a operação mobilizou 80 policiais federais e 70 servidores de outros órgãos, que atuaram simultaneamente em 24 empresas localizadas em 22 municípios de diferentes estados. No Paraná, as fiscalizações ocorreram nas cidades de Paranaguá, Araucária e Colombo.
As equipes reforçam que o trabalho tem caráter preventivo e visa proteger a saúde pública, além de garantir a legalidade e a transparência na cadeia produtiva do álcool combustível e de bebidas alcoólicas.

Com informações da Polícia Federal
Difusora FM 104.7, você sente a diferença






