O município de Paranaguá receberá R$ 2,6 milhões do Governo do Paraná para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quinta-feira (25), dentro de um pacote de investimentos de R$ 202,1 milhões destinado aos 399 municípios paranaenses.
Os recursos serão repassados em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde de Paranaguá. O depósito está previsto para esta sexta-feira (26).
O objetivo do investimento é ampliar o acesso da população a consultas com especialistas, exames diagnósticos e serviços de média complexidade ambulatorial, contribuindo para reduzir filas de espera, agilizar diagnósticos e melhorar o atendimento prestado aos pacientes.
A distribuição dos recursos foi definida com base no critério populacional, considerando o valor de R$ 17 por habitante, conforme a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os municípios do Paraná foram contemplados, sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos.
Em Paranaguá, o recurso poderá ser utilizado para custear consultas especializadas, exames e o pagamento de prestadores de serviços credenciados ao SUS. O município também poderá executar as ações por meio da rede própria de saúde ou em parceria com consórcios intermunicipais.
De acordo com o Governo do Estado, os recursos são destinados exclusivamente ao fortalecimento da média complexidade ambulatorial. O montante não poderá ser utilizado para despesas administrativas, pagamento de pessoal, obras ou aquisição de equipamentos.
O investimento integra a estratégia estadual de ampliar e qualificar o atendimento especializado em saúde, garantindo maior acesso da população aos serviços e fortalecendo a rede pública em todas as regiões do Paraná.
Com informações da AEN/ Prefeitura de Paranaguá
Fotos: Moyses Zanardo
Difusora FM 104.7, a primeira do Litoral Paranaense.





