GUARATUBA – Durante o mês de setembro, escolas da rede estadual em Guaratuba receberam ações em apoio à Campanha Setembro Amarelo. A iniciativa busca abordar o tema suicídio de forma aberta, com responsabilidade e um firme compromisso com a promoção da saúde mental. A ação foi organizada pela Prefeitura de Guaratuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Secretaria Estadual de Educação, que desenvolveram uma série de atividades integradas em prol da campanha.
Nos dias 19, 25 e 26 de setembro, as Escolas Estaduais Léa Germana, Vereador Aníbal Khury e 29 de Abril foram palcos de palestras e atividades destinadas a promover a inteligência emocional e a expressão dos sentimentos. Essas atividades foram conduzidas por equipes especializadas, incluindo profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ambulatório de Saúde Mental, equipe Psicossocial da Secretaria da Saúde, equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o apoio das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Caieiras, Mirim e Coroados.
Ocorreram rodas de conversa sobre saúde mental e ações em todas as Unidades Básicas de Saúde, com abordagem de forma aberta e informativa a temática da Saúde Mental. A psicóloga e coordenadora do CAPS Zelayde F. Gomes, enfatizou a importância dessas ações para conscientizar a população sobre a saúde mental. Ela ressaltou que a mobilização e a participação de diversos profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social enriqueceram a campanha deste ano. “Atividades como essas são cruciais e devem ocorrer ao longo de todo o ano em diversos serviços, mantendo a saúde mental sempre em foco”, afirmou.