O feriadão da Proclamação da República de 2024, que contou com três dias de recesso, foi uma prévia de como será a temporada de verão 2025. A EPR Litoral Pioneiro faz um balanço deste período e aponta que mais 135 mil usaram a BR-277 entre Curitiba e as praias de quinta-feira (14/11) a domingo (17/11), o que corresponde a quase triplo de períodos normais, com concentração de veículos em determinados horários.
No sistema todo, incluindo rodovias administradas pela concessionária entre Ponta Grossa e Jacarezinho, o total chegou a 309,8 mil veículos no período. O número representa um recorde de movimento desde o início da operação, em fevereiro. Outro destaque é que não foram registrados incidentes graves, mesmo com o fluxo intenso.
“Classificamos a operação Proclamação da República como um sucesso. Não tivemos grandes eventos nas estradas e os congestionamentos se restringiram isoladamente aos horários de pico, como no início da noite de quinta-feira e na manhã de sexta-feira, porém sem causar transtornos”, cita o presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.
Segundo a EPR Litoral Pioneiro, o êxito da operação se deve à preparação da empresa para o grande fluxo de veículos previsto. Na praça de São José dos Pinhais, além dos arrecadadores extras (os papa-filas) também foram revertidas as cabines da estrutura para atender ao sentido de maior fluxo.
“Com isso fizemos um atendimento satisfatório mesmo com picos que superaram os 3 mil veículos por hora, isso demonstra que no verão teremos êxitos nos dias de alta concentração se seguirmos essa mesma linha de atendimento”, aponta Moreira.
No Paraná, o feriado do dia 15 de novembro também coincide com o dia da celebração da Padroeira do Estado, Nossa Senhora do Rocio, que tem santuário na cidade de Paranaguá e atrai durante esses dias milhares de pessoas para suas festividades.
Rádio Difusora FM 104.7, com apoio das informações da EPR Litoral Pioneiro