No domingo (08), foi realizada a revitalização do monumento conhecido como “caranguejo da rodoviária”. A ação foi colocada em prática através do projeto “Paranaguá mais cores”, criado em 2019 e conhecido na cidade por democratizar a cultura caiçara, através da arte urbana, com a criação de painéis que estão espalhados pelos quatro cantos do município.
Esta foi a primeira ação do projeto neste ano e garantiu uma nova identidade ao monumento que estava degradado e esquecido, dando a ele novas cores vibrantes e alegres, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.
De acordo com Giovanni Negromonte, conhecido por Gio Negromonte, advogado e um dos artistas idealizadores do projeto, o convite para participar do mutirão de pintura é de grande importância para o fortalecimento da cultura em Paranaguá.
“Com a pintura, conseguimos transformar espaços urbanos com mais cores, a cidade fica mais colorida, mais viva. No mutirão intensificamos a relação de pertencimento entre as pessoas e a cidade”, concluiu Giovanni.
O artista procurou o secretário da pasta, Ivan Lapolli Filho, assim como a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Serviços Urbanos, para apresentar o projeto “Paranaguá mais cores” e a reunião veio de encontro com os objetivos de trabalho da equipe da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, que visa intervenções em espaços públicos para que fiquem mais atrativos para a população e para os turistas.
“Foi revitalizado um espaço degradado, que logo ganhará bancos, iluminação e um palco para o lazer dos parnanguaras”, pontuou Ivan Lapolli.
Próximas Agendas:
No próximo domingo, dia 16, a partir das 9h, o artista Gio Negromonte convida os amantes das artes e apreciadoras da pintura, para que participem da revitalização da escadaria da Copel.
Fotos: Igor Gabriel Mattanó.
Rádio Difusora com informações da Prefeitura de Paranaguá