A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta segunda-feira (20) o primeiro óbito causado por intoxicação por metanol no Paraná. A vítima é um homem de 55 anos, morador de Foz do Iguaçu, que deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade no dia 14 de outubro, apresentando fortes dores abdominais.
De acordo com a Sesa, o paciente relatou ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior e, após exames laboratoriais, foi confirmado o diagnóstico de intoxicação por metanol. O homem, que possuía comorbidades, não resistiu e morreu ainda na unidade de saúde.
As autoridades de saúde também investigam um segundo possível caso relacionado à mesma causa, envolvendo um homem de 47 anos encontrado morto dentro de casa, também em Foz do Iguaçu.
Segundo o boletim divulgado pela Secretaria, o Paraná já contabiliza 22 notificações de intoxicação por metanol — sendo 5 casos confirmados (um com morte), 14 descartados e 2 ainda sob investigação. Entre os casos suspeitos, estão uma mulher de 49 anos internada em Foz do Iguaçu, com quadro estável, e outro paciente em Curitiba.
Para reforçar o atendimento, o Estado recebeu recentemente 424 ampolas de etanol farmacêutico, utilizado como antídoto contra a substância, além de 180 ampolas enviadas pelo Ministério da Saúde. O medicamento está sendo distribuído entre as regionais de saúde e hospitais de referência.
Com informações da Agência Estadual de Notícias
Foto: Ilustrativa/ Sindisaude sus
Difusora FM 104.7, você sente a diferença






